Antes de mais nada, o Botafogo encerrou as negociações para contratar Gabriel Pires, do Benfica, de Portugal. O volante de 28 anos era um dos pedidos do técnico Luís Castro para reforçar o meio de campo na sequência da temporada de 2022.
O Torcedores.com apurou que o diretor executivo Mário André Mazucco contatou o empresário do jogador, Giuliano Bertolucci, da Bertolucci Sports, a fim de encerrar as negociações com o clube português.
O dirigente alvinegro não concordou com os parâmetros econômicos do negócio apresentados pelo Benfica, que é dono dos direitos econômicos do meio-campista. Com isso, o Botafogo se retirou da negociação.
Ainda segundo apurou a reportagem, o Benfica pediu 6 milhões de euros (R$ 31,4 milhões, pela cotação atual) para negociar 80% do passe de Gabriel Pires. Sendo assim, a equipe encarnada ficaria com 20% dos direitos visando negociação futura.
O Botafogo, por sua vez, apresentou proposta oficial para adquirir o jogador por 3 milhões de euros (R$ 15,7 milhões. No entanto, o montante foi considerado baixo pelo presidente do Benfica, Rui Costa, que considerou a oferta ofensiva.
Gabriel Pires, que atualmente tem contrato com o Al-Gharafa, do Catar, tem contrato com o Benfica até junho de 2023. Apesar disso, o volante não deseja regressar ao clube após entrar e rota de colisão com a diretoria e, principalmente, com o ex-técnico Jorge Jesus.
Durante a semana, Luca Bertolucci, filho de Giuliano Bertolucci, chegou a conversar com pessoas próximas a John Textor, acionista majoritário do futebol alvinegro, explicando que a negociação com o Botafogo estava perto de acontecer.
No entanto, dois dirigentes alvinegros ouvidos pelo Torcedores.com negaram o acerto e afirmaram que a situação sequer esteve perto de ser concretizada devido à intransigência do Benfica de não querer reduzir o valor pedido.
Gabriel Pires era ‘Plano B’
Além de Gabriel Pires, o Botafogo também sondou a situação de outros volantes, como Lucas Leiva, ex-Liverpool e Lazio, que está livre no mercado da bola desde o fim de maio. Porém, o jogador tem negociações avançadas para retornar ao Grêmio.
Por outro lado, o Botafogo recebeu a indicação do uruguaio Matías Vecino, da Inter de Milão. Seu contrato com o clube italiano termina no fim de junho. Porém, o jogador dificilmente terá seu vínculo estendido e, por isso, vem sendo oferecido no mercado.
Apesar de ter um perfil que agrade ao técnico Luís Castro, o atleta tem chances remotas de ser contratado pelo Botafogo. Afinal, Matías Vecino sofreu graves lesões no joelho direito durante sua passagem pela Internazionale.
A carreira de Gabriel Pires
Cria das divisões de base do Vasco da Gama, Gabriel Pires deixou o clube sem nunca ter atuado pelo time principal. Posteriormente, ele foi levado por um grupo de empresários para defender o Resende.
O pequeno clube do Sul Fluminense serviu como ponte para o jogador ir atuar na Juventus, Pro Vercelli, Spezia, Pescara, Livorno e Leganés. Em 2018, se transferiu para o Benfica onde soma 100 jogos oficiais com a camisa encarnada.
Melhores momentos: Palmeiras 4 x 0 Botafogo (Brasileirão). Veja o vídeo!
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJqY0hUVWoxTSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

