Brasileirão Série A será transmitido em mais dois países; saiba quais
Processo de internacionalização da marca do Brasileirão segue forte e ganha mais dois países
Lucas Figueiredo / CBF
O processo de internacionalização da marca do Brasileirão Série A segue ativo e mais dois países vão receber a transmissão da competição nacional. Segundo o jornal O Globo, foi fechado acordo para que o Brasileirão seja veiculado em Macau e Hong Kong — que são considerados países por alguns e territórios autônomos da China, por outros.
O negócio foi feito pela empresa 1190, que é a responsável por vender os direitos de transmissão da competição para países do exterior, junto à Sport Five, M Plus.
O modelo de transmissão para os dois países da Ásia também já está definido. Serão três jogos por semana da Série A do Brasileirão, com narrações em inglês. Vale destacar que Macau é um território chinês que tem o português como uma de suas línguas oficiais. O acordo inicial foi fechado para transmissões apenas desta temporada da competição, mas com a possibilidade de ser renovado.
Quase 150 países já acompanham o Brasileirão
O processo de internacionalização segue forte para distribuir a marca do Brasileirão ao exterior. Segundo O Globo, são 145 países que já recebem jogos da principal competição do futebol brasileiro. Nos últimos meses, os acordos levaram transmissões para o Oriente Médio e para a África, em países como Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Jordânia, Líbia, Omã, Síria e Tunísia.
Vale destacar que até 2020, o Brasileirão era distribuído para quase 100 países, mas com organização dispersa para cada um deles, sendo melhor distribuída a partir de 2021. Foi no ano passado que a competição acabou vendida para dois dos principais mercados mundiais. Em maio, as transmissões foram comercializadas com os Estados Unidos, prevendo a exibição de todos os jogos da temporada. Por lá, fica a cargo do Paramount +, com transmissões próprias em inglês. Em junho, as transmissões do Brasileirão chegaram à China, ligados à PP Sports, um dos maiores streamings do país. O sistema é de três jogos por rodada.

