Nesta terça-feira (7), a Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados realizou Audiência Pública para discutir os atos de abuso e maus tratos em animais domesticados, em competições esportivas pelo Brasil. O debate foi proposto pelo presidente do próprio colegiado, o deputado federal Delegado Pablo (União-AM).
O encontro contou com a participação de entidades do terceiro setor. O representante do instituto SOS Pets fez críticas às rinhas de cachorro e de galo, as quais já são proibidas por lei mas continuam sendo realizadas ilegalmente por exploradores de animais. “É lamentável que em pleno século XXI ainda tenhamos situações como essas. Um verdadeiro show de horrores”, afirmou o participante.
O assunto mais polêmico da reunião foi a vaquejada. Muito popular no interior do Brasil, o evento conta com vários representantes na Câmara Federal. O deputado federal Capitão Augusto (PL-SP) defendeu a realização de tal alegando que os animais participantes possuem todo o acompanhamento necessário. “Há quantos anos são realizadas as vaquejadas e nunca se comprovou nenhum tipo de lesão aos animais”, afirmou o parlamentar.
A ONG Bolha Animal foi de encontro ao deputado paulista e criticou a realização das vaquejadas. “O animal ele sofre sim, ele sente dor. Ele sofre agressões tanto físicas quanto psicológicas”, disse Cris Dandara, representante da Organização.
O presidente da Comissão, antes de encerrar a discussão, fez questão de frisar que defende uma punição mais severa para aqueles que cometam algum tipo de lesão aos animais. Ele frisou que penas muito brandas para os agressores são um “convite à impunidade”.

