Home Futebol Jogadores do Canadá anunciam boicote a amistoso em carta; entenda

Jogadores do Canadá anunciam boicote a amistoso em carta; entenda

Canadá está vivendo um momento turbulento com uma espécie de greve dos jogadores; amistoso contra o Panamá foi cancelado

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional

A seleção do Canadá está enfrentando uma situação complicada neste momento. Depois de se classificar pela primeira vez à Copa do Mundo 36 ano depois, a primeira Data Fifa dos canadenses está sendo marcada por uma greve dos jogadores convocados.

PUBLICIDADE

Um amistoso seria disputado no último domingo (5) diante do Panamá na cidade de Vancouver, mas o duelo acabou sendo cancelado faltando pouco mais de uma hora para o apito inicial devido à um boicote dos jogadores que divulgaram uma nota oficial.

Os jogadores protestam que existe uma demora considerável da federação em relação à um novo acordo financeiro para substituir o modelo atual que está em prática desde 2018. O elenco pede 40% da premiação pela participação na Copa do Mundo, maior transparência nos acordos comerciais e garantia de que familiares e amigos poderão estar na delegação rumo ao Catar.

PUBLICIDADE

Por fim, os jogadores do Canadá também exigem igualdade de condições e estruturas para a seleção feminina que disputará o torneio mundial da FIFA em 2023.

Canadá teve que alterar o adversário no amistoso

Cabe ressaltar que o adversário original deste amistoso seria o Irã, mas a federação canadense sofreu diversas críticas do governo e da população por escolher como adversário um país que teria desrespeitado as vítimas da queda de um avião comercial em 2020 abatido pela Guarda Revolucionária do Irã onde 55 canadenses morreram.

Nick Bontis, presidente da  Associação de Futebol do Canadá (Canada Soccer Association), concedeu uma entrevista coletiva emergencial e disse que as exigências são válidas. No entanto, afirmou que a federação não possui condições de cumprí-las.

PUBLICIDADE