Os amantes do futebol estão na contagem regressiva para a abertura de mais uma edição de Copa do Mundo. Diferentemente de tudo que já ocorreu na história, o Mundial deste ano será realizado no segundo semestre, em função das condições climáticas do Catar. Nos trâmites de organização do evento, a Fifa viabilizou uma importante novidade importante para o torneio nesta segunda-feira (13).
Em reunião realizada na cidade de Doha, a International Board (IFAB), que organiza as regras do esporte, aprovou a alteração no limite de substituições para a Copa do Mundo de 2022. Com isso, ao invés de três substituições, os treinadores terão direito a realizar cinco trocas durante os 90 minutos.
O aumento nas trocas de jogadores nas partidas ocorreu no período de ápice da pandemia da Covid-19, quando os calendários tiveram que ser adaptados, resultando assim em uma significativa maratona de jogos, de pouco intervalo de descanso para os jogadores.
Marcando presença na assembleia geral, o presidente da Fifa ainda falou sobre uma outra novidade que pode surgir na Copa do Mundo do Catar, a detecção semiautomática do impedimento. Segundo ele, as avaliações “continuam” e “até o momento é muito satisfatório” o cenário.
Há exatos 8 anos, começava a Copa do Mundo aqui no Brasil.pic.twitter.com/FsoJh6bGM3
— Grandes momentos do Futebol. (@momentsdofut_) June 12, 2022
COPA DO MUNDO COM MAIS CONVOCADOS
Além da aprovação para o aumento das cinco substituições, a reunião da IFAB e Fifa serviu para bater o martelo sobre a quantidade de jogadores que os técnicos das 32 seleções poderão levar para o Catar. Agora, os escretes terão a inclusão de mais três atletas, saltando dos 23 para os 26 nomes convocados.
A mudança vinha sendo discutida nas últimas semanas, e vista com bons olhos pelas entidades. O técnico Tite, da seleção brasileira, também vislumbrou com a possibilidade de poder levar mais jogadores, principalmente para resolver uma “dor de cabeça” no ataque do Brasil, onde a disputa é acirrada.

