O Corinthians ficou no empate por 0 a 0 com o Boca Junios, na Neo Química Arena, na terça-feira (28), pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores da América. Com isso, o Timão vai decidir a vaga na Bombonera e tem duas chances de classificar às quartas: ou segura o empate e leva a decisão para os pênaltis, ou vence durante os 90 minutos e assegura a vaga. Porém, para vencer, o Timão terá que fazer o que só conseguiu uma vez, e há mais de 60 anos. Mais precisamente no dia 21 de janeiro de 1961, foi o dia que o Corinthians conseguiu vencer o Boca Juniors na Bombonera, no Torneio Octagonal Sul-Americano de Verão.
Foi a primeira vez que o Corinthians foi até a Argentina para enfrentar o Boca Juniors. Na ocasião, o torneio contava com gigantes do futebol sul-americano, como São Paulo, Vasco, Flamengo, River Plate, Boca Juniors, Nacional-URU, Cerro-URU, e o próprio Corinthians. No confronto com o Boca, apenas os argentinos tinham chance de título, e o Timão conseguiu estragar a festa na Bombonera.
Na ocasião, o Corinthians abriu o placar com Paulinho, mas viu o Boca Juniors empatar ainda no início com Paulinho Valentim. O Boca ainda marcou para virar o placar no primeiro tempo, com gol contra de Walmir após chute de Rattin. Porém, no segundo tempo, o Timão deu a volta por cima e empatou com o atacante Zague. O Timão, então, virou na etapa final com Paulinho, mais uma vez, mas o Boca empatou com Loayza. O gol da vitória do Corinthians saiu aos 35 minutos, mais uma vez com Paulinho, que marcou o quatro e fechou o placar em 4 a 3.
O Boca Juniors ficou sem o título, que acabou no colo do Flamengo.
Corinthians não venceu mais na Bombonera
Na Bombonera foram sete jogos. Após a vitória por 4 a 3, o Timão não venceu mais. Nos outros seis jogos, foram dois empates – por 1 a 1, na final de 2012, e por 1 a 1 também, na fase de grupos de 2022. Foram ainda cinco derrotas – por 5 a 0, em 1961, por 3 a 1, em 1991, por 2 a 0, em 1999, por 3 a 0, em 2000, e por 1 a 0, em 2013.

