Home Futebol De volta ao Grêmio, Lucas Leiva atuou em 26 jogos como titular da Lazio; confira os números

De volta ao Grêmio, Lucas Leiva atuou em 26 jogos como titular da Lazio; confira os números

Volante Lucas Leiva chega ao Grêmio como uma referência técnica; jogador atuou em alto nível na Europa por 15 anos

William Nunes
Formado em produção audiovisual pela PUCRS, cineasta, redator e escritor, roteirista e Youtuber.

O Grêmio confirmou a contratação de Lucas Leiva. O volante retorna ao tricolor depois de 15 anos atuando na Europa.

PUBLICIDADE

Não é exagero dizer que é a maior contratação dos últimos tempos do time, em questão de currículo. O volante permanecer jogando no Liverpool, gigante da Inglaterra, por 10 anos, atuou com craques como Gerrard, Fernando Torres, Xabi Alonso, Suárez, entre outros. Posteriormente, se mudou para a Lazio, na Itália, uma das equipes mais tradicionais do país.

É algo raro hoje em dia os jogadores brasileiros permanecerem tanto tempo em uma mesma equipe e jogando em alto nível. Lucas sempre foi uma referência técnica e também um líder dentro de campo. Um exemplo a ser seguido.

PUBLICIDADE

Ao contrário de Douglas Costa, que caiu com o Grêmio para a segunda divisão no ano passado, o volante possui uma estabilidade fora de série e uma atitude exemplar dentro de campo. Aceitou jogar no tricolor pela metade do valor que receberia caso atuasse pelo Botafogo, que também tentava a sua contratação.

Como foi a carreira de Lucas Leiva na Europa?

Em toda a sua carreira, Lucas Leiva tem 247 aparições com a camisa do Liverpool na Premier League. Com um gol marcado e quinze assistências. Já pelo Campeonato Italiano, o jogador tem 155 participações. Nessas, fez dois gols e deu cinco assistências.

A carreira do volante ainda inclui participações pelas competições intercontinentais tanto pelo Liverpool como pela Lazio. Pela Liga Europa, o volante tem 49 participações por ambos os times, com quatro gols marcados e seis assistências. Já pela Uefa Champions League, competição máxima europeia, Lucas atuou 30 vezes, com um gol marcado e três assistências.

O atleta vem se mantendo com uma regularidade impressionante, ainda mais com uma idade tão avançada. Na última temporada, jogando pela Lazio, Lucas Leiva começou entre os titulares 19 vezes. Em outras oportunidades em que iniciou entre os reservas, entrou na partida 16 vezes. No total das partidas pelo time italiano na liga nacional, Lucas somente não participou de três partidas, sendo que em uma delas estava suspenso.

PUBLICIDADE

Já pela Liga Europa, na temporada passada, Lucas atuou em seis partidas como titular e em outras duas como reserva, entrando ao longo do jogo. O atleta participou em 100% das partidas pela competição.

Grêmio contrata não somente um jogador, mas um atleta

Com a confirmação de Lucas Leiva para o segundo semestre desse ano. O Grêmio, com um plantel problemático e criticado, pode ter a certeza que não somente está contratando um craque. O jogador também é um atleta e tem tudo para estar sempre disponível para os jogos e dar o seu melhor.

Uma das maiores críticas com relação às contratações do Grêmio foi justamente à quantidade de jogadores com forma física ruim atuando pelo time. Douglas Costa, no ano passado, nunca entrou em forma e estava a todo momento lesionado. Diego Souza está há mais de dois anos com sobrepeso. Edilson foi contratado esse ano, mas se lesiona frequentemente e deixa vazia a lateral direita, que já conta com Rodrigo Ferreira no departamento médico.

PUBLICIDADE