Atualmente em segundo lugar no Brasileirão Série A, o Corinthians briga a cada rodada com o Palmeiras pela liderança do campeonato. Embora seja muito criticado quanto à capacidade ofensiva, o time paulista tem tido méritos defensivos que o fazem compensar o ataque.
No Brasileirão, como se sabe, não é o suficiente fazer muitos gols. Não é raro que o campeão seja definido justamente pela capacidade em não sofrer gols e dessa forma não perder partidas. Foi o que o Corinthians fez em 2017, por exemplo, na última vez que se sagrou campeão brasileiro.
Naquela ocasião, a tabela final mostrou o time paulista como a melhor defesa da competição, com somente 30 gols sofridos. Enquanto isso, o ataque encerrou o campeonato com 50 gols marcados. Um índice por exemplo empatado com o Vitória, que ficou na posição 16 daquele campeonato, o primeiro fora do rebaixamento. A diferença entre o campeão e o quase rebaixado? A boa defesa.
Já nessa temporada, o Corinthians é a segunda melhor defesa da competição, ficando atrás justamente do líder Palmeiras, que tem cinco gols sofridos, contra nove do Timão.
Números do Corinthians no Brasileirão Série A
Os números defensivos do Corinthians nessa edição do Brasileirão são impressionantes. Eles mostram o reflexo do bom trabalho do técnico Vitor Pereira e de todo o sistema defensivo do time durante as rodadas já jogadas da competição.
O time paulista terminou cinco partidas do Brasileirão sem sofrer um gol sequer. Além disso, somente sofreu mais de um gol em duas ocasiões: Nas partidas contra o Internacional e o Palmeiras, ambos no G-4 da tabela.
A equipe também possui um número excelente de desarmes, o que reflete a qualidade defensiva da equipe. Nesse quesito, o Corinthians é o líder do campeonato, com 178 desarmes. Dentro da própria equipe, quem possui mais realizações nesse sentido é Du Queiroz, com 26.
Quanto às interceptações, o timão lidera empatado com o Athlético Paranaense e o Botafogo. Esse índice é importante porque mostra que a rota da bola é interrompida antes de chegar a ameaçar o gol da equipe paulista.
Além desses, o Corinthians é o terceiro em rebatidas de bola, com um número total de 424.
Entretanto, não é somente em desarmes e outras formas de diminuir as chances de gol que o Corinthians se destaca. Ele também possui outros números que são uma das chaves para o seu sucesso. É o oitavo time que menos comete faltas na competição. Além disso, é o terceiro que menos recebeu cartões amarelos, com 22. E o mais impressionante, não teve atletas expulsos ainda na competição.

