Home Futebol Dívida pode fazer irmãos Moreira Salles ter ações da SAF do Botafogo

Dívida pode fazer irmãos Moreira Salles ter ações da SAF do Botafogo

Empresários negociam pagamento de dívida por compra de CT botafoguense; John Textor ainda não se definiu sobre caso

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

O Botafogo vai vivendo a nova de clube-empresa ainda tentando lidar com pendências do passado, Uma delas é em relação à aquisição do terreno ao qual o clube tem seu centro de treinamento e que pode envolver a participação acionária no futebol do clube de dois de seus torcedores mais ilustres.

PUBLICIDADE

O GE aponta que os irmãos Moreira Salles querem discutir ter parte das ações da SAF botafoguense, cujo controle majoritário está nas mãos da Eagle Holdings, grupo liderado pelo americano John Textor. O motivo do interesse tem a ver com uma dívida do clube com os empresários pela compra do Espaço Lonier, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A aquisição do local aconteceu em 2017, com a intenção de que este pudesse servir de CT para o Glorioso. João e Walter Moreira Salles gastaram R$ 30 milhões em empréstimos ao clube para que este pudesse comprar o terreno, mas o pagamento de tal cessão não tem sido feito pela diretoria alvinegra, que teve que ceder de volta a posse do local para os irmãos. Mas ainda pode usar a propriedade para treinar, como tem feito atualmente em algumas ocasiões.

PUBLICIDADE

Até o final do ano, o Espaço Lonier seguirá sendo um dos locais de treinos do Botafogo, o que não está definido ainda para 2023 em diante. A SAF vem negociando para ter a propriedade do CT e uma das possibilidades citadas seria de que os irmãos tivessem alguma participação acionária na empresa, ainda não definido se estas ações seriam as controladas por Textor ou pelo clube sem si, que tem a porcentagem restante. Além disto, outra alternativa seria que o acionista majoritário assuma a dívida mantida pela associação civil.

Mas os planos tem enfrentado obstáculos, como o desejo do dono da Sociedade Anônima do Futebol botafoguense de construir um CT próprio para o clube, tendo sondado locais para isto. Entre eles, o terreno da pendência, que vem sendo alvo de reformas e tem sido usado mais vezes pelos profissionais desde a chegada do novo administrador do futebol. O projeto que os irmãos apresentaram seria a de que o local seja usado pela base do Botafogo.

PUBLICIDADE

Há também outra dívida do Glorioso com João e Walter Moreira Salles, que ajudaram no começo dos planos para transformar o futebol do clube em empresa. São ainda mais R$ 20 milhões em empréstimos dos irmãos para que o clube pudesse funcionar nos últimos anos.