Home Esportes Radicais Em final brasileira, Filipe Toledo se sagra campeão em Saquarema

Em final brasileira, Filipe Toledo se sagra campeão em Saquarema

Em campeonato dominado pelos brasileiros, Toledo não deu chances para seus adversários e venceu seu quarto título no Brasil

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

Com as areias da Praia de Itaúna lotadas pelos fãs, Filipe Toledo foi mais uma vez campeão em Saquarema. Em um evento em que os brasileiros foram destaque, com seis dos oito surfistas das oitavas e os quatro semifinalistas vindos do Brasil, algo inédito na história do surfe em etapas do Circuito Mundial, ninguém foi capaz de parar Filipinho, que veio com tudo depois de dois vices consecutivos.

PUBLICIDADE

Após uma entrada digna de uma final no Maracanã, com os dois surfistas sendo apresentados na passarela construída na areia, Filipe Toledo e Samuel Pupo demoraram quase 10 minutos para conseguir uma boa oportunidade. Na mesma onda, Samuel foi para a direita e fez uma boa rasgada, mas caiu na tentativa de aéreo. Enquanto isso, Filipe foi para a esquerda, fez uma rotação completa no ar e tirou um 10 perfeito.

Com 22 minutos no relógio, Toledo fez um floater seguido por duas manobras verticais e uma batida na finalização, o que lhe rendeu um 8.67. Mesmo com uma ótima somatória, Filipe continuou dando show. Na metade da bateria, ele pegou um tubo para a direita e terminou a onda com um reverse, tirando 7.33.

Em sua primeira final na elite do surfe, Samuel Pupo não encontrou um bom ritmo e teve dificuldade para completar suas ondas até os dois minutos finais, quando conseguiu duas manobras verticais fortes, e tirou uma nota 8.00. Mesmo assim, ele terminou a bateria na combinação.

Com seus três títulos no Brasil em 2015, 2018 e 2019, Filipe Toledo mostrou porque era o favorito para vencer a etapa. Durante os dias de competição em Saquarema, ele foi o surfista mais consistente e o principal destaque do campeonato com seus incríveis aéreos e rasgadas fortes, conseguindo notas acima dos 7 pontos em todos os rounds.

Esta foi a quinta final de Toledo no ano, mas apenas a segunda vitória. Ele havia vencido a etapa de Bells Beach, mas ficou com o vice em Portugal, G-Land e El Salvador. Com a quarta conquista no Brasil, Toledo soma 12 títulos no Circuito Mundial da WSL.

Caminho até o título

Round 1: Filipe Toledo 13.77 x Nat Young 11.00 x Miguel Tudela 9.23

PUBLICIDADE

Oitavas de final: Filipe Toledo 13.56 x Miguel Tudela 9.44

Quartas de final: Filipe Toledo 15.10 x Connor O’Leary 8.94

Semifinal: Filipe Toledo 17.36 x Yago Dora 15.34

Final: Filipe Toledo 18.67 x Samuel Pupo 10.73

PUBLICIDADE

Antes da final, Toledo já havia garantido seu lugar no top 5 que disputará as finais da WSL em Trestles. Com a vitória, ele também fica com a camisa amarela até a próxima etapa, que acontece na África do Sul. A janela para o evento em J-Bay abre em 12 de julho e vai até o dia 21.