Home Esportes Olímpicos Entidade que rege a natação mundial irá restringir a participação de mulheres trans em competições

Entidade que rege a natação mundial irá restringir a participação de mulheres trans em competições

Membros da Federação Internacional de Natação aprovaram as novas medidas em sessão do congresso geral extraordinário da entidade realizado em Budapeste, capital da Hungria

Alexandre Magnani
Repórter do Torcedores.com l Twitter: @MagnaniBR

Neste domingo (19), a Federação Internacional de Natação (Fina) realizou o seu congresso geral extraordinário em Budapeste, na Hungria. Nele foi aprovado regras para restringir a participação de atletas transgênero em competições femininas de elite.

PUBLICIDADE

A entidade decidiu criar um grupo de trabalho para estabelecer uma categoria “aberta”, onde mulheres transgêneros e biológicas poderiam disputar competições em conjunto.

“A Fina sempre receberá todos os atletas. A criação de uma categoria aberta significará que todos terão a oportunidade de competir em nível de elite. Isso não foi feito antes, então a Fina precisará liderar o caminho. Quero que todos os atletas se sintam incluídos em poder desenvolver ideias durante esse processo”, afirmou Al-Musallam, presidente da Fina.

PUBLICIDADE

A proposta foi aprovada por pouco mais de 71% dos integrantes aptos a votar. Segundo a organização, a nova medida foi colocada em votação depois debates realizados por um grupo de trabalho que teve início em novembro de 2021.

A entidade também comunicou que irá constituir um novo grupo de trabalho que terá o próximo semestre para estudar formas mais eficazes de por em prática essa nova categoria.

“Temos que proteger os direitos de nossos atletas de competir, mas também temos que proteger a justiça competitiva em nossos eventos, especialmente a categoria feminina nas competições da Fina”, concluiu o presidente da federação.