Ex-capitão do Flamengo desabafa sobre fase do time e critica jogadores
Hoje comentarista da ESPN, Fábio Luciano afirmou que a falta de entrega dos jogadores do Flamengo é o que mais incomoda
Gilvan de Souza/Flamengo
O Flamengo segue em um momento complicado na temporada de 2022. No terceiro jogo da equipe sob o comando do técnico Dorival Júnior, a equipe rubro-negra foi derrotada pelo Atlético-MG, por 2 a 0 no Mineirão, no domingo (19), em jogo válido pela 13ª rodada do Brasileirão Série A.
Com isso, o time se manteve na segunda parte da tabela de classificação da competição, com 15 pontos conquistados – a equipe ocupa a 14ª colocação, com apenas um ponto de vantagem para o primeiro time na zona de rebaixamento.
Durante participação no SportsCenter, da ESPN, o ex-zagueiro e capitão do Flamengo, Fábio Luciano, não poupou críticas ao desempenho do time e à postura dos jogadores em campo.
— Você chega a achar que o Flamengo vai voltar a vencer só voltando os jogadores para as posições que eles se sentem mais confortáveis, mas tem que haver cobrança ali dentro. Os jogadores têm que escutar algumas verdades, seja do treinador, da comissão, da diretoria… Senão, quem vai falar umas verdades são os torcedores, que vão pressionar e cobrar – disparou.
– Da mesma forma que a gente diz que o Flamengo tem elenco qualificado, eles também veem isso. Nesse jogo contra o Atlético-MG, o torcedor olha e pensa: os jogadores estão na posição que eles mais gostam; mudou o treinador, então não tem mais o problema de relacionamento; mas o time não consegue render. E pior: o time não se entrega. Acho que isso incomoda ainda mais. A cobrança vai vir em cima disso, do time não ter intensidade e de não ter entendido o tamanho do que o jogo representava — acrescentou.
— Então, o Dorival, como treinador, tem que ver as alterações que ele pode fazer, seja com mexidas de jogadores ou movimentações em campo. Mas vai chegar uma hora que ele vai ter que colocar o dedo nessa ferida e fazer os jogadores entenderem que eles precisam dar mais. Que, se não está funcionando coletivamente, tem que ir na dedicação. Se não funciona na técnica e na tática, não pode faltar empenho e suor de camisa. E faltou nesse jogo – complementou o comentarista.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJJczNrM1F5NSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Fábio Luciano destacou também a atuação do volante João Gomes no meio-campo, mas afirmou que os jogadores do Flamengo estavam “trotando” em campo contra o Atlético-MG. O ex-zagueiro também falou que falta um líder técnico para cobrar os atletas em campo – para o comentarista, o meia Arrascaeta é o único que poderia fazer isso, mas não tem esse perfil.
— A gente viu o jogo todo e, em vários momentos, os jogadores do Flamengo estavam trotando e deixando o lance para o próximo marcar. Em vários lances de ataque do Atlético-MG o João Gomes dava o bote em um, a bola era passada e o João Gomes corria para dar outro bote. Quando um mesmo jogador tem que dar vários combates, é porque alguém não está indo atrás. E quem hoje pode cobrar? O Arrascaeta é o único que poderia cobrar, mas ele não tem esse perfil, nunca fez isso e não vai se interessar. Os outros jogadores vão respeitar quem? ‘Ah, você está colocando o dedo na minha cara, mas também não está jogando nada’. Então, vai ter que partir da comissão técnica e da diretoria, que estão acima dos atletas e têm que fazer entender o que representa essa camisa — completou.
Fim de jogo no Mineirão. O Flamengo perde para o Atlético-MG por 2 a 0, pelo Campeonato Brasileiro. #CRF
📸 Gilvan de Souza / CRF pic.twitter.com/ymE7WuSwNu
— Flamengo (@Flamengo) June 19, 2022

