A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (9) o projeto de resolução do deputado André Figueiredo (PDT-CE) para conceder à Lewis Hamilton o título de cidadão honorário para o heptacampeão mundial de F1.
De acordo com o autor do projeto, o motivo para conceder esta honraria à Hamilton consiste na utilização de um capacete com as cores do Brasil e a repetição do gesto de Ayrton Senna ao carregar a bandeira brasileira no autódromo de Interlagos. Os dois fatos ocorreram no Grande Prêmio de São Paulo em 2021.
Pelo fato deste projeto ser de resolução exclusivo da Câmara, não existe a necessidade de passar pela aprovação do Senado e o título já foi promulgado durante a sessão desta quinta-feira (9).
O relator do projeto é deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) que ainda ciou a proximidade emocional com o Brasil além de posições políticas como defensa dos direitos dos negros, das mulheres, dos animais e dos direitos humanos.
Nesta votação do projeto o único partido que orientou a votação contrária foi o partido Novo. Representante do partido na votação, o deputado Tiago Mitraud disse que o plenário deveria ter outras prioridades e questionou se outras personalidades como Tom Brady e Beyoncé receberão o mesmo tratamento.

