Home Futebol FIFA anuncia mudanças para jogadores e técnicos de times russos e ucranianos; confira

FIFA anuncia mudanças para jogadores e técnicos de times russos e ucranianos; confira

As mudanças da entidade visam melhorar a situação dos atletas em especial os prejudicados pelos conflitos.

Jotta Jackson
Nascido no estado do Tocantins, jornalista, escritor e produtor de conteúdo especializado em esportes, política e entretenimento. Meu objetivo é escrever sobre futebol em geral, de uma maneira que seja, envolvente, informativa e acessível a todos. Pois creio que o esporte pode ser usado como ferramenta para educar, inspirar e unir as pessoas. Além de escrever, gosto de praticar esportes, cantar e viajar. Sobre futebol, minha especialidade são as seguintes ligas: Brasileirão Séries A, B, C e D Estaduais Ligas Europeias Meus hobbies são: praticar esportes, cantar, viajar e leituras esportivas. Obrigado por visitar o meu perfil e espero que goste do meu conteúdo.

A FIFA divulgou um comunicado que muda regras importantes relacionadas às chamadas “transferências temporárias”. Contudo, em especial daqueles jogadores e treinadores que estavam cumprindo contratos na Ucrânia e Rússia antes do conflito estourar. Conforme o documento liberado pela maior entidade de futebol do mundo, aqueles profissionais que ainda contam com contrato em vigor nestes dois países podem suspender sem multas os seus contratos até 30 de junho de 2023.

PUBLICIDADE

A decisão chega como uma novidade da FIFA como forma de resolução dos problemas trabalhistas e legais após o conflito de ambos países, começado em março de 2022. Dessa forma, com a demora para a resolução dos problemas geopolíticos na Europa, a Federação busca continuar proporcionando condições temporárias e mais adequadas. Primeiramente para os profissionais que atuavam nesta região, pelo menos por mais duas janelas de transferência.

Comunicado da FIFA abrange até atletas menores de idade

Assim sendo, aqueles jogadores que jogavam nos países de guerra, ao conseguir novas oportunidades em países não devem ser prejudicados. A saber, por multas ou por não conseguir o cumprimento de cláusulas contratuais que os vinculem ao seu time de origem. Desta forma, conseguirão seguir suas carreiras a partir de novas oportunidades em locais mais seguros.

PUBLICIDADE

Além disso, o comunicado da FIFA se abrange também para jogadores menores de idade que se viram obrigados a deixar os seus lares na Ucrânia ou na Rússia em decorrência do conflito. Assim sendo, se tiverem saído com suas famílias são isentados de quaisquer regra que os proíba de serem transferidos a outros clubes internacionais. Vale a pena mencionar que esta opção se adapta especificamente a atletas menores de 18 anos.

Outras ações similares perante o conflito no Leste Europeu

Assim como esta decisão, a Fifa vem tentando mecanismos legais e técnicos que ajudem aqueles jogadores que representavam times ucranianos ou russos. Afinal, desde o começo do conflito a organização vem tentando proteger os seus jogadores. Pois anteriormente permitiu suspensões temporárias dos vínculos com os clubes, de forma que os atletas conseguissem buscar novas oportunidades em locais mais seguros.

A decisão é uma ação que prolonga este tipo de janela de transferência até junho de 2023. Assim, os jogadores que ainda se encontram vinculados a clubes russos ou ucranianos por contrato; e até mesmo aqueles que já conseguiram se realocar para novos times; poderão ter mais tempo para pensar e desenvolver suas carreiras sem se preocuparem com cláusulas contratuais.

Este tipo de comportamento da Fifa é considerado positivo e tolerante para manter a atividade de milhares de atletas que se viram prejudicados pelo conflito. Assim, tanto eles como suas famílias conseguirão continuar no meio do futebol europeu; assinar vínculo até o final da temporada.

PUBLICIDADE

Permitindo uma respirada no meio de notícias desanimadoras, e brindando um pouco mais se sossego para que consigam continuar com suas carreiras. Agora, basta aguardarmos para saber quem vai se beneficiar destas oportunidades e ver se haverá novas possibilidades e diferenças contratuais.