No último domingo (05), o Flamengo perdeu em casa, por 2 a 1, para o Fortaleza, lanterna do Campeonato Brasileiro. Após a derrota, a torcida do Flamengo que estava no Maracanã vaiou o time e principalmente o técnico Paulo Sousa.
O resultado já começa a preocupar a torcida, que parece não ter mais paciência com o time. Um dos candidatos ao título, o Mengão está na 11ª colocação, com apenas 12 pontos.
O que preocupa a torcida, também, é o fraco desempenho do Flamengo de Paulo Sousa em 2022 contra times da Série A do Brasileirão. Até agora, foram 14 jogos, com apenas 4 vitórias, 5 empates e 5 derrotas. Ou seja, o clube carioca tem 40% de aproveitamento. Aproveitamento esse de quase rebaixado.
Um aproveitamento de 40%, no Brasileirão de 38 rodadas, daria uma pontuação de mais ou menos 45 pontos. segundo estatísticas, mais ou menos com 45 pontos você se livra do rebaixamento, mas, não é uma regra. Já tivemos rebaixado com 45 pontos, como por exemplo o Coritiba, em 2009.
Setor defensivo preocupa
Outro fator que o flamenguista precisa se preocupar é com a defesa. Nesses 14 jogos contra times de Série A, o Flamengo levou 16 gols, ou seja, média de mais de um gol por jogo. Não é atoa que o Rubro-Negro contratou esse ano, os zagueiros Pablo e Fabrício Bruno, além do goleiro Santos.
Na frente, o time de Paulo Sousa marcou 16 gols também. O que pra um time que tem um ataque poderoso como é o Flamengo, com Gabigol, Pedro, Arrascaeta, Bruno Henrique e companhia, é pouco.
Veja abaixo as estatísticas segundo o “SofaScore”, site especializado em estatísticas do futebol.
Flamengo contra times da Série A na temporada 2022:
⚔️ 14 jogos
✅ 4 vitórias
⛔️ 5 empates
❌ 5 derrotas
📊 40.5% aproveitamento
⚽️ 16 gols marcados
🚫 16 gols sofridos
🧤 2 jogos sem sofrer gols (14%!) pic.twitter.com/xIlbRmdvX9— SofaScore Brazil (@SofaScoreBR) June 5, 2022
Sequência do Flamengo fora de casa
Precisando se recuperar na competição e melhorar o seu desempenho contra equipes da Série A, o Flamengo faz os seus dois próximos jogos fora de casa e contra adversários difíceis. Na próxima quarta (08), o Mengão encara o Red Bull Bragantino, que é uma boa equipe, mas também precisa se recuperar na temporada, então deve jogar “a vida” nesse jogo.
Depois, no sábado (11), o Flamengo vai até Porto Alegre encarar o Internacional, que está invicto há 13 jogos, somando Brasileirão e Sul-Americana. A última derrota do Colorado foi no dia 10 de abril, contra o Atlético-MG. Derrota essa que foi a única do Inter no Brasileirão.

