A sequência do Flamengo, especialmente no Brasileirão, não é boa. Com altos investimentos no futebol, o time carioca perdeu em casa com quase 64 mil pessoas no último domingo (5) para o lanterna Fortaleza por 2 a 1. Paulo Sousa já vinha sendo criticado há tempos devido aos maus resultados. Para boa parte da torcida, o resultado foi a gota d’água para uma relação que já não era das melhores. Uma reunião no final da tarde desta segunda-feira (6) deve definir o futuro do treinador português na Gávea e um possível nome já surge nos bastidores do Flamengo: Cuca.
A reposição para Paulo Sousa é um dos principais motivos da sua permanência até agora. Na última semana, Jorge Jesus acertou com o Fenerbahçe, da Turquia, para encerrar de vez as especulações do mister no Flamengo. Outras opções são nomes com passagens recentes e sem sucesso no Mengão. E o calendário apertado, sem tempo para mudanças bruscas no planejamento, também são empecilhos para dar uma nova cara à casamata do Flamengo.
Nos debates internos e pela urgência, Cuca já não é mais tão “descartado” como anteriormente e já surge como provável substituto para Paulo Sousa. Campeão brasileiro, da Copa do Brasil e da Libertadores, Cuca vem de uma temporada impecável pelo Atlético-MG em 2021, o que o credencia à posição no Flamengo. Por ser brasileiro e conhecer o nosso futebol, acaba também sendo valorizado, já que o Mengão não tem muito tempo entre jogos e treinos para se reencontrar nos trilhos.
Mesmo se Paulo Sousa sobreviver à reunião de hoje à tarde, o confronto contra o Red Bull Bragantino no meio de semana deve ser definidor de sua estadia no Rio de Janeiro. O Flamengo visita o Braga às 20h30 da próxima quarta-feira (8), pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. Em caso de mais uma derrota, a situação deve ficar insuportável para o treinador português.
O Flamengo deve desembolsar R$ 7,7 milhões para a demissão de Paulo Sousa, caso queira se despedir do técnico antes do final de contrato. O treinador chegou em dezembro de 2021 e tem vigência com o clube até dezembro de 2023. Na época, o português chegou a desembolsar cerca de R$ 2 milhões para a seleção polonesa e acertar com o clube carioca.
Ao todo, são 31 jogos à frente do Mengão, com 19 vitórias, 7 empates e 5 derrotas. O aproveitamento de 68,8% também teve 61 gols marcados e 29 sofridos. Ainda assim, algumas das 19 vitórias não foram tão positivas, com torcida e imprensa criticando bastante o futebol desempenhado em campo.

