Flamengo ‘esperava’ por Neymar já em 2022, mas deixa as portas abertas para o futuro
Apesar de sempre manifestar carinho pelo Santos, Neymar já deu diversas declarações afirmando o desejo de vestir a camisa do Flamengo
Divulgação/PSG
O nome de Neymar tem sido manchete da imprensa esportiva mundial, diante dos rumores de uma possível saída do Paris Saint-Germain, a pedido do companheiro de equipe Kylian Mbappé. A informação sequer foi confirmada pelo clube e já foi negada pelo pai do atacante brasileiro, mas, ainda sim, o futuro do camisa 10 da seleção parece ser uma incógnita. O Flamengo não aparece como uma das possibilidades no momento, mas em 2019 o rubro-negro já tinha um ‘plano’ pela volta do jogador ao futebol brasileiro.
Segundo informações do jornal ‘O GLOBO’, Neymar Silva, pai do jogador, esteve no CT do Flamengo em 2019 e estreitou laços com a atual diretoria rubro-negra, liderada pelo presidente Rodolfo Landim e pelo vice Marcos Braz. O motivo da visita não foi para tratar de uma eventual negociação para o atacante, mas para que o pai do atacante conhecesse a estrutura do clube pelo qual o craque já afirmou algumas vezes ter vontade de jogar quando encerrar a passagem pelo futebol europeu.
Na época da visita, Neymar ainda tinha contrato com o Paris Saint-Germain só até 30 de junho de 2022 e, caso não renovasse com o clube francês, poderia mudar de equipe em uma negociação sem taxa de transferência, ‘apenas’ com o pagamento de luvas e salário.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJmYXlVZFRSMCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Esse cenário não é mais possível, já que em 2021 o vínculo foi prorrogado até 2025 e Neymar não está mais livre para se transferir sem que o clube interessado em contar com o futebol do jogador tenha que investir alto para adquirir os direitos econômicos do brasileiro, além de luvas e salário.
Apesar do sonho ‘adormecido’ no Flamengo após a renovação de Neymar com o Paris Saint-Germain, o “assunto Flamengo” não é tratado como algo estranho ou inédito no entorno camisa 10 do PSG, segundo a publicação do ‘O GLOBO’. O jornal destaca ainda que as conversas, mesmo que em tom hipotético, já acontecem desde 2019, mas a ideia agora seria avaliar uma possível contratação a partir de 2024 ou 2025, na reta final do atual contrato com o clube francês.
No momento, a chance de Neymar deixar o PSG para seguir atuando no futebol europeu é bem maior do que voltar ao Brasil, mas o Flamengo está pronto para abrir as portas como “a melhor opção” para Neymar carreira a carreira em alto nível atuando no cenário nacional, segundo a publicação.
Neymar já manifestou interesse em jogar no Flamengo
Na Europa desde 2013, Neymar já deu diversas entrevistas manifestando algum tipo de desejo de vestir a camisa do Flamengo em algum momento da carreira, mesmo tendo sido revelado pelo Santos.
Em 2019, durante uma entrevista ao jornalista Benjamin Back no extinto canal Fox Sports, Neymar afirmou ter vontade de sentir como é ser jogador do Flamengo ao ser questionado em qual clube gostaria de atuar em um eventual retorno ao Brasil.
— Eu sempre falei do Flamengo, né. Não sei, acho que foi pela torcida, que eu joguei contra uma vez. Acho que pelo clube, uma certa vontade de sentir como é ser jogador do Flamengo, jogar no Maracanã e tudo mais — afirmou o camisa 10.
Se Neymar decidir jogar no Brasil,ele já tem um clube! pic.twitter.com/YEYi9nRMdp
— João Gomes Koringa (@JGKoringa) June 28, 2022
O advogado e representante de Neymar, Marcos Motta, que acompanhou a visita do pai do jogador ao CT do Flamengo em 2019, reforçou que o atacante tem o desejo de atuar no clube rubro-negro
— Volta e meia ele [Neymar] dá umas indiretas, ele gosta. Recentemente teve a troca de mensagens ai com o Gabigol. Até brinquei com o pai dele: ‘Casa bonita em Mangaratiba, Ninho do Urubu do lado, liga para a prefeitura, pede autorização para pousar [o helicóptero] ali… Espaço tem. Jogador quer disputar, quer estar na massa, não é impossível. O time do Flamengo hoje é um absurdo. Não vejo como impossível, não sei quando, mas… — disse o advogado em entrevista concedida ao ‘Charla Podcast’ em 2021.

