Há exatamente 25 anos, em 3 de junho de 1997, Brasil e França se enfrentavam pelo Torneio da França. A competição serviu como teste para a Copa do Mundo que seria realizada no ano seguinte.
Antes da histórica decisão marcada pelas cabeçadas de Zidane e pela convulsão de Ronaldo, as duas seleções mediram forças neste torneio amistoso, um quadrangular que também contou com Itália e Inglaterra.
Roberto Carlos abriu o placar com uma cobrança de falta inesquecível. Aos 21 minutos do primeiro tempo, o lateral que já atuava pelo Real Madrid fez a bola traçar uma curva que contrariou até os físicos. O carismático goleiro francês Fabien Barthez nada pode fazer, a não ser observar a trajetória da pelota se alterar bruscamente, em direção às redes no canto esquerdo. Ela ainda tocou na trave antes de entrar.
🔙 #OnThisDay in 1997 Roberto Carlos scored the goal that dropped jaws across the planet and sent physicists into aerodynamic investigations 👨🔬@Oficial_RC3 | @CBF_Futebol | #ThrowbackThursdaypic.twitter.com/U7x0fDJzge
— FIFA.com (@FIFAcom) June 3, 2021
A França empataria na etapa final com o meia Marc Keller. A partida, que terminou 1 a 1, foi realizada no Stade de Gerland, em Lyon. Nomes como Zidane, Romário e Ronaldo também estiveram em campo.
O Torneio da França foi disputado em pontos corridos, com as seleções se enfrentando no quadrangular. Na sequência, o Brasil empataria com a Itália em 3 a 3 e derrotaria a Inglaterra por 1 a 0, pela última rodada. Como os britânicos já haviam vencido as duas partidas anteriores, o English Team conquistou o título da competição somando seis pontos, contra cinco da equipe treinada por Zagallo.
Dia 10 – Roberto Carlos
— Acervo de gols – @GolsBrasa – off por estudos (@GolsBrasa2) January 10, 2022
– Brasil 1×1 França
– Torneio da França
– Sky Sports pic.twitter.com/k53WMcOIAx

