Home Futebol Gol histórico de Roberto Carlos contra a França completa 25 anos hoje; relembre

Gol histórico de Roberto Carlos contra a França completa 25 anos hoje; relembre

Em 1997, lateral-esquerdo brasileiro fez de falta um gol inesquecível

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

Há exatamente 25 anos, em 3 de junho de 1997, Brasil e França se enfrentavam pelo Torneio da França. A competição serviu como teste para a Copa do Mundo que seria realizada no ano seguinte.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Antes da histórica decisão marcada pelas cabeçadas de Zidane e pela convulsão de Ronaldo, as duas seleções mediram forças neste torneio amistoso, um quadrangular que também contou com Itália e Inglaterra.

Roberto Carlos abriu o placar com uma cobrança de falta inesquecível. Aos 21 minutos do primeiro tempo, o lateral que já atuava pelo Real Madrid fez a bola traçar uma curva que contrariou até os físicos. O carismático goleiro francês Fabien Barthez nada pode fazer, a não ser observar a trajetória da pelota se alterar bruscamente, em direção às redes no canto esquerdo. Ela ainda tocou na trave antes de entrar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A França empataria na etapa final com o meia Marc Keller. A partida, que terminou 1 a 1, foi realizada no Stade de Gerland, em Lyon. Nomes como Zidane, Romário e Ronaldo também estiveram em campo.

O Torneio da França foi disputado em pontos corridos, com as seleções se enfrentando no quadrangular. Na sequência, o Brasil empataria com a Itália em 3 a 3 e derrotaria a Inglaterra por 1 a 0, pela última rodada. Como os britânicos já haviam vencido as duas partidas anteriores, o English Team conquistou o título da competição somando seis pontos, contra cinco da equipe treinada por Zagallo.

PUBLICIDADE
Better Collective