Está definido mais um classificado para a Copa do Mundo desse ano, no Catar. É a Austrália, que venceu a seleção Peruana, na repescagem. Mas, em uma partida de baixa qualidade técnica, um herói inusitado surgiu.
A partida estava quase chegando ao final e a disputa por pênaltis era iminente quando o técnico da Austrália fez uma alteração inusitada. Ele retirou o goleiro Mathew Ryan para a entrada do reserva Andrew Redmayne. O atleta, até então desconhecido, entrou somente para participar da decisão nas penalidades.
Logo ao entrar em campo, Redmayne ouviu de seu colega de time, o goleiro titular Ryan, a seguinte frase: “Agora é sua vez, é o seu trabalho”.
Ninguém imaginava o que viria a seguir.
As penalidades começaram e Andrew Redmayne fez algo até antes nunca visto numa disputa decisiva como aquela. Ele começou a dançar, saltar, balançar as mãos como um boneco inflado, tudo somente para desconcentrar os adversários. E deu certo.
A disputa decisiva estava equilibrada, quando nas cobranças alternadas, Redmayne fez a defesa necessária para classificar a seleção australiana para a Copa.
Ninguém sabia sobre a estratégia da Austrália
Não foi somente quem via o jogo e os cobradores Peruanos que ficaram surpresos com a substituição e depois com a técnica inusitada de defender pênaltis do goleiro Redmayne. Os outros jogadores da Austrália também não imaginavam o que aconteceu.
“Pessoalmente, não esperava. Não sabia que ele entraria”. – Falou posteriormente o meio-campista Jackson Irvine.
A estratégia havia sido planejada pela comissão técnica antes da partida. O jogo ir para a decisão por pênaltis era uma possibilidade e eles precisavam de algo que lhes aumentasse a chance de vencer.
Bobo ou herói?
Andrew Redmayne é um goleiro de 33 anos que fez toda a sua carreira jogando na Austrália. Atualmente defende o Sydney FC, da liga australiana. Agora, finalmente ganhando popularidade internacional, ele falou sobre a sua técnica inusitada:
“É uma coisa que eu faço. Já tinha feito antes no meu clube. Tive sucesso. Se você pode ganhar 1% por fazer algo bobo, é 1% ganho. Não tem ‘trash talking’. Eu chamo atenção. Se eu puder ganhar 1% por me fazer de bobo, eu vou”. Afirmou o goleiro.
Mas, apesar de ser tratado como herói, Redmayne deixa claro que ele não é o único responsável pela vitória:
“Eu não me considero herói. Eu joguei uma pequena parte de 120 minutos. O time foi fantástico. Limitamos as chances de gol deles. Não tenho ilusões. Tudo o que eu fiz foi defender um pênalti. Eu não me considero um herói por todo o trabalho que fizeram antes. Tivemos uma disputa de pênalti, dois, três anos atrás no Sydney FC. Então, estava fresco na memória. Eu já tenho escolhido para qual lado vou me mexer ou vou pular. Eu já tenho em mente que tenho que estar de volta relativamente ao meio antes da cobrança”. -Afirmou o Redmayne.

