Home Mercado da Bola Grêmio tenta contratação de Mateus Vital por empréstimo; jogador do Flamengo vira “Plano B”

Grêmio tenta contratação de Mateus Vital por empréstimo; jogador do Flamengo vira “Plano B”

Cria do Vasco, Mateus Vital pertence ao Corinthians. Jogador defendeu o Panathinaikos na última temporada européia

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Na briga para conseguir voltar para a Série A do Campeonato Brasileiro, o Grêmio está atento ao mercado da bola. Com isso, a diretoria tricolor atua nos bastidores em busca de reforços para atender aos pedidos do técnico Roger Machado.

PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que o Grêmio busca a contratação do meia Mateus Vital, do Corinthians, até o final da atual temporada e com opção de compra de parte dos direitos econômicos.

Fora dos planos do técnico Vítor Pereira, Mateus Vital surge como principal opção para vestir a camisa 10 após Martín Benítez sofrer grave lesão na coxa direita. Com o argentino fora de combate por tempo indeterminado, o meio-campista do Timão virou opção.

PUBLICIDADE

Ainda segundo apurou a reportagem, o Grêmio ainda negocia com o Corinthians um ponto: o clube paulista quer que seja incluída uma cláusula de obrigatoriedade de compra do passe logo após o final do empréstimo.

Além disso, o Tricolor Imortal ficaria responsável pelo pagamento integral dos salários do atleta. As conversas estão sendo conduzidas pelo empresário Carlos Leite e com a participação das duas diretorias que ainda debater algumas questões contratuais.

O Grêmio sempre monitorou a situação de Mateus Vital ao longo das últimas temporadas, mas nunca conseguiu tirá-lo do Corinthians. Em 2021, por exemplo, ele foi indicado por Renato Gaúcho, então técnico tricolor, para reforçar o elenco na Copa Libertadores da América.

Apesar disso, Mateus Vital não foi liberado pelo Corinthians que acabou optando mais tarde por emprestá-lo para o Panathinaikos, da Grécia. Vale lembrar que o interesse na sua contratação colocou, por ora, Diego Ribas, do Flamengo, como “Plano B”.

PUBLICIDADE

A passagem pela Europa

Após quatro temporadas no Corinthians, Mateus Vital deu uma oxigenada na carreira ao se transferir para o Panathinaikos, da Grécia. Ele chegou ao novo clube com status de craque para ser o motorzinho do time comandado pelo sérvio Ivan Jovanovic.

Com a camisa 98, ele disputou representou a equipe em 40 oportunidades: 33 no Campeonato Grego e sete na Copa da Grécia. Além disso, marcou três gols, fez uma assistência e acumulou 1700 minutos em campo ao longo da temporada. De quebra, ainda faturou a Copa da Grécia.

A Trajetória no Corinthians

Contratado em 2018, Mateus Vital desembarcou no Parque São Jorge indicado pelo técnico Fábio Carille. Em três temporadas, ele entrou em campo 179 vezes e marcou 14 gols com a camisa alvinegra. Além disso, conquistou o Campeonato Paulista de 2018 e 2019.

O começo de carreira

Cria do Vasco, Mateus da Silva Vital Assumpção era conhecido por “Mateus Pet”. Ele ganhou este apelido de Nilson Gonçalves, então gerente de futebol da base, devido a semelhança física ao craque Dejan Petkovic.

PUBLICIDADE

O meio–campista é da geração que revelou Andrey, do Coritiba, Evander, do Midtjylland, Douglas Luiz, do Aston Villa, entre outros. Em 2015, foi promovido ao elenco principal pelo técnico Jorginho Amorim. No ano seguinte, faturou o Campeonato Carioca.

Grandes momentos de Mateus Vital pelo Corinthians. Veja o vídeo!

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiI3WDZXNUlNQyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]