Home Esportes Radicais Griffin Colapinto vence título sobre Filipe Toledo em El Salvador

Griffin Colapinto vence título sobre Filipe Toledo em El Salvador

O americano venceu seu segundo título na carreira nas direitas de Punta Roca

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

Mesmo com três dos quatro surfistas classificados para o dia final em El Salvador sendo brasileiros, foi o americano Griffin Colapinto que se sagrou campeão na tarde desta sexta-feira (17). No entanto, o título foi muito contestado pela torcida brasileira.

PUBLICIDADE

Os dois surfistas entraram no mar com estratégias bem diferentes para a final. Enquanto Toledo estava sentado no point e sendo mais seletivo nas escolhas de onda, Colapinto optou por ficar mais para baixo do pico e surfar mais. Mesmo assim, os primeiros minutos da bateria começaram devagar, com poucas ondas surfadas e nada acima da casa dos 3 pontos.

Com 27 minutos no relógio, o brasileiro fez a melhor onda da final. Ele começou com um belo alley-oop, fez uma rasgada e depois conseguiu outro aéreo. Com isso, Toledo tirou um 9.57, a segunda melhor nota do campeonato, ficando atrás apenas do 9.70 que ele próprio obteve na semi contra Ítalo Ferreira.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Na sequência, Colapinto pegou uma onda mais longa, o que lhe permitiu fazer uma combinação variada com sete manobras de borda e tirar uma nota 9.00 (que foi o número que causou bastante discórdia entre os brasileiros). Logo atrás, Toledo respondeu fazendo três manobras fortes e conseguindo um 5.17. Poucos depois, o americano pegou uma onda pequena, na qual conseguiu dar dois aéreos e ter outra sequência variada de manobras, o que foi suficiente para obter 5.27.

Com 12 minutos para o fim, os dois surfistas trocaram suas segundas notas. Filipe Toledo fez uma rotação completa no ar e cinco manobras de pouca expressão, já que a onda ficou muito pequena, e assim tirou 6.43. Griffin Colapinto também abriu com um aéreo, mas suas manobras com o fundo da prancha foram melhores do que as do brasileiro, pois a onda tinha mais qualidade, e com isso ele conseguiu uma nota 7.00. Dessa forma, a bateria ficou com o placar empatado em 16.00 pontos, mas o brasileiro levava a vantagem por ter a nota mais alta.

Assim como aconteceu em G-Land, quando Toledo perdeu o título nos instantes finais para Jack Robinson, em El Salvador, Colapinto virou a bateria com 3 minutos restantes no relógio. Mesmo com o brasileiro tendo a prioridade, ele pegou uma boa onda e fez um reverse, um cutback e terminou com mais um aéreo, o que foi suficiente para garantir uma nota 8.00 e o título da etapa, já que Toledo não conseguiu outra oportunidade para surfar.

Caminho até o título

Round 1: Griffin Colapinto 9.60 x Jake Marshall 10.33 x Caio Ibelli 12.00

Round de eliminação: Griffin Colapinto 13.84 x Carlos Munoz 8.90

PUBLICIDADE

Oitavas de final: Griffin Colapinto 13.67 x Jordy Smith 10.83

Quartas de final: Griffin Colapinto 17.60 x Kanoa Igarashi 16.20

Semifinal: Griffin Colapinto 13.30 x Gabriel Medina 13.17

Final: Griffin Colapinto 17.00 x Filipe Toledo 16.00

PUBLICIDADE

Este foi o terceiro confronto entre Filipe Toledo e Griffin Colapinto na elite WSL. O primeiro aconteceu em Portugal, no mês de março, quando Colapinto conquistou seu primeiro título no tour. A segunda batalha entre os dois foi na última etapa de G-Land, e o brasileiro levou a melhor vencendo a bateria das quartas.

PUBLICIDADE

Mesmo com a derrota na final, Toledo mantém a liderança do ranking. Enquanto isso, Colapinto pulou quatro lugares e agora ocupa a terceira posição. Ítalo Ferreira, que parou nas semis, também entrou no Top 5 e está atrás do americano na classificação. Já Gabriel Medina chegou em sua segunda semifinal consecutiva, e com isso mantém vivo o sonho de ir para a Rip Curl Finals em Trestles, mesmo não tendo participado das primeiras cinco competições do ano.

A próxima etapa do Circuito Mundial de Surfe acontece no Brasil. Entre os dias 23 e 30 de junho, a WSL realizará o Oi Rio Pro nas ondas de Saquarema.