Home Extracampo Liga Espanhola denuncia PSG, Manchester City e Juventus na Uefa; entenda

Liga Espanhola denuncia PSG, Manchester City e Juventus na Uefa; entenda

LaLiga quer proteger os times espanhóis de irregularidades financeiras de clubes de outros países da Europa

Mário André Monteiro
Jornalista com passagens por Portal iG, Fox Sports e Osasco Audax. Atualmente editor na Jovem Pan News e no Alemanha FC (http://www.alemanhafc.com.br). No Twitter: @alemao_mario e no Instagram: @marioalemao

A LaLiga, entidade que gerencia o Campeonato Espanhol, declarou guerra contra alguns gigantes do futebol europeu. E esses clubes em questão são PSG, da França, Manchester City, da Inglaterra, e Juventus, da Itália.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O presidente Javier Tebas confirmou em entrevista ao diário “AS” que vai registrar denúncia contra esses clubes na Uefa.

O objetivo é proteger os times espanhóis de competirem em condições inferiores contra outras equipes que infringem as regras financeiras e, além disso, colocam em risco o ecossistema do futebol.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O que motivou a Liga Espanhola em atacar as possíveis irregularidades no continente foi a recusa de Kylian Mbappé em ir para o Real Madrid, permanecendo no PSG.

“É escandaloso que um clube como o PSG, que na temporada passada perdeu mais de 220 milhões de euros depois de ter acumulado perdas de 700 milhões de euros nas últimas temporadas, com um custo salarial de cerca de 650 milhões de euros na temporada 2021/2022, pode arcar com um acordo destas características (o de Mbappé). Esses tipos de negociações ameaçam a sustentabilidade econômica do futebol europeu”, disse Tebas.

O dirigente de LaLiga também criticou a negociação do Manchester City na contratação do atacante norueguês Erling Haaland, que era do Borussia Dortmund.

PUBLICIDADE

“Gostaria de saber como eles (City) realizaram a operação. Mino Raiola (empresário falecido de Haaland) pediu uma comissão absurda”, disse Javier Tebas, indicando que o negócio com Haaland foi “mais uma gota em um copo que já estava cheio”.

No caso da Juventus, terceiro clube que será denunciado pela LaLiga perante a Uefa, a reclamação é em cima de uma investigação iniciada em novembro do ano passado na Itália contra a equipe por suposta fraude contábil.

O Ministério Público acusa a Juve de ganhos de capital fictícios em algumas transferências. Javier Tebas quer que a Uefa também investigue esse assunto.

Novas denúncias

PUBLICIDADE

Essa não é a primeira vez que a LaLiga toma a iniciativa de denunciar alguns clubes europeus. Representantes da entidade fizeram isso recentemente novamente com PSG e Manchester City.

Na ocasião, a Uefa sancionou franceses e ingleses com a proibição de jogar a Champions League, mas a punição foi retirada posteriormente pelo TAS (Tribunal Arbitral do Esporte).

“O TAS, em uma estranha decisão, removeu a sanção”, protestou Tebas. “Se da última vez conseguimos que a Uefa os sancionasse, apesar da decisão do TAS, por que não agora? Vamos liderar estas questões. Estes clubes são tão perigosos como a Superliga”, finalizou.

Better Collective