Home Futebol López perto do Palmeiras; veja outros argentinos que vestiram a camisa do Verdão

López perto do Palmeiras; veja outros argentinos que vestiram a camisa do Verdão

Palmeiras pode ter mais um centroavante em breve

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

O Palmeiras está muito próximo de fechar a contratação de López, atacante argentino que atua pelo Lanús. O jogador viria na abertura da próxima janela de transferência, em julho, para ser talvez o tão sonhado centroavante Alviverde.

PUBLICIDADE

Se a negociação se concretizar, López seria mais um argentino entre vários outros que já vestiram a camisa centenária do Verdão. Listamos abaixo alguns argentinos que já vestiram a camisa do Palmeiras.

Anos 30 e 40

Floreal Garro e Juan Echevarrieta chegaram ao Palestra Itália em 1939 do Gimnasia y Esgrima La Plata. Ambos foram campeões paulista em 1940. Em 1940, o Palestra trouxe De Andreis, Pancho e Teófilo Juárez. Já como Palmeiras, em 1943 e 1944, o clube trouxe Alfredo González, José Dacunto e José Villalba. González fez sua carreira do Rio de Janeiro, jogando por Flamengo, Vasco e Botafogo. Já Villalba fez mais sucesso no Internacional, sendo considerado um dos maiores atacantes da história do clube.

PUBLICIDADE

No final da década, o Palmeiras trouxe Elmo Bovio, que conseguiu bastante destaque, marcando 56 gols em 73 jogos. Em 1950, acabou indo para o rival São Paulo e encerrando sua trajetória no Verdão.

Anos 50 e 60

No Mundial de Clubes que o Palmeiras conquistou, em 1951, o Verdão tinha José Montagnoli, Luis Villa e Norival Ponce de León. O meia Villa foi quem teve mais destaque. Ao longo da década, o Verdão teve outros argentinos, como Juan Oroz, Pablo Herrera, Ramón Rafagnello, Miguel Rugilo, Luis Cardoso e Rubén Luz.

Já em 1968, o Palmeiras trouxe Luis Artime, que foi um dos grandes goleadores da história do futebol. Pelo Verdão, só fez menos gols que Pelé no estadual. Foi vendido em 1969 pro Nacional.

Nos anos 60 o Palmeiras teve um outro argentino no clube, mas não como jogador. Nelson Filpo Núñez treinou o Palmeiras em 1964 e 1965. Inclusive, foi o único estrangeiro a treinar a seleção brasileira, em 1965, em uma partida onde toda a delegação era do Palmeiras. Ele ainda treinou o Palmeiras em outras duas ocasiões.

PUBLICIDADE

Anos 70

Um dos maiores ídolos do Boca, Norberto Madurga jogou no Palmeiras em 1972 e 1973, onde foi campeão Paulista e Brasileiro. Em 1976 o Palmeiras trouxe o talentoso meia Héctor Veira, maior ídolo da história do San Lorenzo. Já veterano, não vingou no Palmeiras e acabou vendido ao Corinthians.

Anos 90

Na chamada “era Parmalat”, o Palmeiras teve o volante Mancuso, que era conhecido por chegar duro nas jogadas. Vindo do Boca Juniors, o jogador ficou apenas em 1995 no clube. Em 1996, se transferiu para o Flamngo. Mancuso foi um grande volante, disputando a Copa do Mundo de 1994.

Século XXI

Neste século, o Palmeiras teve alguns argentinos, mas nenhum deixou muita saudade. Em 2005, por exemplo, o Palmeiras em uma época sem muito investimento, trouxe o contestado Gioino, que marcou apenas 6 gols com a camisa verde e branca. No Brasil, ele ainda jogou no Gama, em 2008. Se aposentou no Coquimbo Unido, do Chile, em 2009.

Em 2012, o Palmeiras contratou talvez o melhor argentino que passou pelo Palmeiras no século. Mas, definitivamente o jogador não é querido pela torcida. O atacante Barcos foi contratado vindo da LDU e foi importante na conquista da Copa do Brasil daquele ano.

PUBLICIDADE

O jogador chegou a ser convocado para a seleção argentina algumas vezes. No fim do ano, o Palmeiras foi rebaixado e o jogador disse que iria continuar no Alviverde. Meses depois, forçou sua saída para o Grêmio, alegando que queria mais visibilidade para continuar na seleção, já que o Palmeiras disputaria a Série B.

Em 2014, o Palmeiras teve um ano confuso e quase foi rebaixado novamente. Em uma das tentativas de livrar o clube da queda, o Palmeiras trouxe o técnico argentino Gareca, que hoje comanda a seleção do Peru. Gereca chegou ao Palmeiras e pediu alguns reforços, entre eles, quatro argentinos.

Pablo Mouche, Fernando Tobio, Agustín Allione e Jonathan Cristaldo. Nenhum dos quatro tiveram sucesso no Palmeiras. Cristaldo, que hoje joga no Independiente Petrolero, foi quem teve mais tempo de clube e quem mais tem o carinho da torcida, mas, mais culpa do seu esforço do que do seu futebol.

Atualmente, Allione joga no Temperley, da Argentina, Mouche joga no Sud América, do Uruguai, e Tobio atua pelo Estudiantes, da Argentina.

PUBLICIDADE

Em 2015, o Palmeiras voltou a ter outro argentino. O atacante Lucas Barrios, apesar de defender a seleção do Paraguai, ele nasceu em San Fernando, na Argentina e começou a carreira no Argentinos Juniors. Pelo Palmeiras até que foi bem, vencendo a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro.