Em entrevista exclusiva para o jornal Gazzetta dello Sport divulgada neste sábado (25), Aleksander Ceferin criticou abertamente o calendário utilizado pela elite do futebol europeu.
O presidente da UEFA desferiu críticas para as federações nacionais pelo fato de permitirem uma grande quantidade de jogos em calendários que não permitem muito descanso para os jogadores.
Ceferin também criticou a existência de duas copas nacionais em alguns países, com o maior destaque para a Inglaterra que possui a FA Cup (Copa da Inglaterra) e a Copa da Liga Inglesa sendo disputadas anualmente. Ou país que possui a disputa de dois torneios é Portugal, no mesmo modelo inglês.
Por fim, Ceferin afirmou que a melhor medida para as demais ligas europeias seria adotar o modelo de calendário do futebol alemão como padrão. Ou seja, com as ligas tendo limite máximo de 18 equipes (Bundesliga), período curto de férias nas festas de fim de ano e apenas um torneio nacional por temporada (Copa da Alemanha).
Cabe ressaltar que a próxima temporada do futebol europeu será mais “amarrada”, pelo fato da Copa do Mundo Fifa ser disputada pela primeira vez na reta final do ano (novembro). Por causa disso, as ligas europeias e as competições da UEFA serão iniciadas com semanas de antecedência.

