O Santos poderá jogar em sua casa as oitavas de final da Copa Sul-Americana. O time conseguiu fazer com que a partida contra o Deportivo Táchira no próximo dia 6 de julho, jogo de volta desta fase da competição.
A Conmebol usou suas redes sociais para anunciar que a partida contra a equipe venezuelana será realizada na Vila Belmiro. Isto depois de uma ‘novela’ na qual o Peixe buscou uma casa para sediar esta partida por conta do regulamento da entidade para os estádios que receberão partidas nesta fase.
Segundo as regras, apenas estádios com capacidade para 20 mil ou mais torcedores poderão receber jogos das oitavas de final do torneio. A Vila, cuja capacidade é estimada em pouco mais de 16 mil pessoas, não poderia sediar a partida de volta diante do Táchira. Por conta disso, enviou à Conmebol um laudo que comprovaria que o estádio estaria dentro do limite de público permitido.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJLYVZUeVJzaSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
No laudo, o Santos enviou documentação do Corpo de Bombeiros mostrando que o campo poderia abrigar até 20.360 torcedores, de acordo com o GE. Esta fora aceita pela entidade, que decidiu acatar o pedido santista e mandar para seu estádio o duelo do próximo dia 6.
🚨🏟️ Confirmado! O jogo de volta entre @SantosFC e @DvoTachira, pelas oitavas de final da CONMEBOL #Sudamericana, será na Vila Belmiro.#GrandeConquista pic.twitter.com/9BDaraGUKE
— CONMEBOL Sudamericana (@SudamericanaBR) June 21, 2022
Com o anúncio, se encerrou uma ‘epopeia’ para definir onde o Peixe jogaria a partida da Sul-Americana. Quando a Vila Belmiro esteve fora, houve uma tentativa de se levar a partida para o Morumbi, com a Conmebol até anunciando inicialmente que o estádio do São Paulo receberia o duelo contra o Táchira. Mas os são-paulinos não teriam sido avisados previamente e vetaram o uso de sua casa, alegando também a partida no dia seguinte do Tricolor na Copa Sul-Americana, contra a Universidad Católica.
A Arena Barueri, que já foi casa do time durante o Brasileirão Série A, também foi considerada como uma possível casa para os santistas antes de buscarem ter a Vila para jogar na Sul-Americana.

