Home Extracampo Imprensa europeia destaca os 20 anos do pentacampeonato de uma “geração maravilhosa” da seleção brasileira

Imprensa europeia destaca os 20 anos do pentacampeonato de uma “geração maravilhosa” da seleção brasileira

Conquista do Brasil na Copa de 2002 faz aniversário hoje (30) e repercute na Europa, que exalta os atacantes da época

Luciano Ferreira
Jornalista formado pelo Instituto de Ciências Sociais e Comunicação (ICSC) da Universidade Paulista e com especialização em Jornalismo Esportivo em curso pela Faculdade Cásper Líbero. Sou apaixonado por futebol e amo escrever. Desde 2018 escrevo para blogs e sites, além de produzir conteúdo sobre esportes em geral para o Torcedores.com, onde ingressei em 2020 e passei a ter uma maior regularidade nas publicações em 2022. Experiência com cobertura de futebol e basquete para a Wecel Mídia.

Em 30 de junho de 2002, a seleção brasileira conquistava o quinto troféu da Copa do Mundo, e seu último título do torneio da Fifa até aqui. A data foi, portanto, destaque na mídia europeia, que relembrou o quão talentosa era aquela geração.

PUBLICIDADE

A seleção brasileira contou com talentos históricos em seu elenco, como Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo, Roberto Carlos e Cafu para alcançar a glória.

O Fenômeno, hoje presidente do Real Valladolid (Espanha) e dono da SAF Cruzeiro, foi o autor dos dois gos na final daquela Copa. Ao vencera a Alemanha por 2×0, em Yokohama, chegou à sua quinta conquista: 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002.

PUBLICIDADE

A data não passou desapercebida na mídia do velho continentea a qual demostra demasiado respeito e admiração pela geração brasileira daquela época.

 

Para chegar à fase de mata-mata da Copa de 2002, o Brasil terminou em primeiro do Grupo C, superando Turquia, Costa Rica e China. Ganhou da Bélgica nas oitavas de final (2×0), Inglaterra nas quartas de final (2×1) e Turquia na semifinal (1×0). Após isso, bateu os germânicos na final.

Destaque dos 20 anos do penta da seleção brasileira na Europa

O jornal Mundo Deportivo, da Espanha, enalteceu a data comemorativa do pentacampeonato do Brasil. Escreveu que a geração da seleção era “extremamente maravilhosa” e exaltou, principalmente, os jogadores com passagens pelo Barcelona ou Real Madrid.

PUBLICIDADE

“Esta quinta-feira marca vinte anos desde aquela maravilhosa geração de futebolistas formada por Ronaldo, Ronaldinho ou Rivaldo”.

“Ronaldo, estrela do Barcelona em 1996-97 e depois dessa Copa do Mundo de 2002, começou sua fase como jogador do Real Madrid, ganhou a Chuteira de Ouro como artilheiro do torneio, com 8 gols, dois dos quais decidiram a final contra a equipe alemã liderada por Oliver Kahn. Por outro lado, em segundo lugar no ranking dos melhores desempenhos daquela Copa do Mundo de 2002 estava Rivaldo (então ainda um jogador do Barcelona, mas que 22 dias depois assinou com o Milan) e o alemão Miroslav Klose (5 ‘gols’ cada).

Quanto à ‘canarinha’, seu terceiro artilheiro foi Ronaldinho, com 2 e que apenas um ano depois assinou com o Barcelona e devolveu a ilusão aos torcedores do Barça. Os três campeões mundiais que marcaram mais gols na Coreia e no Japão em 2002, com passado, presente ou futuro no Barcelona.

Nessa ‘seleção’ foi o titular naquele 30 de junho Edmilson (que mais tarde jogou pelo Barcelona entre 2004 e 2008). Um emblema como Cafu foi o grande capitão do pentacampeonato brasileiro, que teve em Roberto Carlos, do Real Madrid entre 1996 e 2007, outro de seus líderes. O então Bético Denílson (defendeu a camisa verde e branca entre 1998 e 2005) entrou no lugar de Ronaldo aos 90 minutos.”

PUBLICIDADE

Acerto de contas

Além disso lembra, no entanto, o amargo 7×1 da Alemanha, no Mineirão, diante do Brasil na Copa de 2014, como o troco pela derrota de 2002.

“Doze anos depois, os alemães acertaram contas com a ‘canarinha’ e deixaram-na sem fim na Copa do Mundo de 2014; sediou-a, com uma humilhação histórica: 1-7 para a Alemanha nas semifinais”, completa.