Home Futebol Apesar de sucesso de jovens na Europa, Tite pede “calma” na seleção; entenda

Apesar de sucesso de jovens na Europa, Tite pede “calma” na seleção; entenda

Treinador demonstra estar animado com o protagonisto dos jovens talentos brasileiros

João Pedro
Jornalista e Analista de Desempenho no Futebol.

O futebol brasileiro está em alta na Europa, Vinícius Júnior, Antony e Raphinha são alguns dos nomes que despontam como destaques em seus clubes. O treinador da seleção brasileira, Tite, demonstra entusiasmo com o bom momento vivido pelos jovens, mas pede ‘calma’ a imprensa e aos torcedores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Calma com Vinicius Junior, calma com Raphinha”, afirmou Tite nesta quarta-feira

O Brasil de Tite, Vinícius Júnior e cia enfrenta a Coréia do Sul nesta quinta-feira, às 8h, em Seul. Antes do confronto, o treinador declarou que enxerga positivamente a divisão da atenção e uma menor pressão em cima de Neymar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Divide-se os protagonismos, contribui com discernimento, sensatez. É bom fomentar esse grau de confiança, sim. (Vão) surgindo Martinelli, sim. Mas (é preciso) olhar com mais discernimento essa situação toda, senão gera expectativa: “Ah, tu tem que arrebentar, decidir todos os jogos”. Não é assim”, refletiu o treinador da Seleção.

Provável escalação do Brasil

Para o amistoso diante da Coréia do Sul, a seleção brasileira deve ter algumas mudanças em relação a equipe que venceu a Bolívia por 4 a 0 pelas Eliminatórias. Uma delas é a titularidade de Weverton no gol e o retorno de Casemiro no lugar de Bruno Guimarães.

A principal dúvida é Neymar, o craque machucou o pé direito e será reavaliado. O médico da seleção, Rodrigo Lasmar, disse que não pode dar previsão ainda de aproveitamento do atacante.

PUBLICIDADE

Dessa forma, o possível Brasil é: Weverton, Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Fred e Phillipe Coutinho; Neymar ou Vinícius Júnior, Raphinha, Richarlison e Paquetá.

PUBLICIDADE

Trechos da entrevista de Tite

Teste com a Coreia do Sul

“Vai ser um bom espetáculo pela caracteristica das duas equipes, que gostam de jogo, de bola. Ela (Coreia) tem uma equipe entrosada, o Paulo Bento está desde a Copa do Mundo. O outro resultado que tivemos de 3 a 0 foi dilatado, talvez um resultado menor do que 3 a 0 teria sido mais justo. É uma preparação importante, um momento decisivo que termina uma etapa de Eliminatórias importante. Tem essa concorrencia do atleta que quer ir e fomento essa competição leal entre eles. Eles competem, sim. (Cita goleiros) Tem Everton, Ederson, Alisson, Cássio, Everson, Santos… eles competem sim. A diferença é a lealdade que tu faz. Queremos fomentar e essas oportunidades servem para isso”

Sistema de jogo

“A ideia é basicamente a mesma, é uma linha de quatro em que são quatro jogadores no meio de campo, com dois atacantes. Às vezes os atacantes são de lado, às vezes são centrais, às vezes o segundo meio-campista é mais agressivo, como Paquetá contra o Uruguai, às vezes transita como o Fred, Às vezes é mais posicional e chega por trás, como o Bruno Guimarães, às vezes pode ser até Casemiro e Fabinho. Mas a ideia é a mesma, muda por vezes onde estão os jogadores da criação, Neymar vai ser criador para jogadores de frente, no caso aqui são Richarlison e Raphinha, agudos. Isso vai ser preservado. Não acredito em mudar excessivamente. Para seleção, onde não tem tempo de treinamento, é difícil. É melhor aproveitar o que fazem com os clubes, é o grande desafio.

PUBLICIDADE

(Cléber Xavier): – Esse desenho que a gente trabalhou para esse jogo, a gente já usou uma vez e foi bem, estamos tendo a repetição de alguns desenhos”.

Better Collective