Home Vôlei Vôlei feminino: Brasil atropela Coreia do Sul, avança na Liga das Nações e briga por liderança

Vôlei feminino: Brasil atropela Coreia do Sul, avança na Liga das Nações e briga por liderança

Equipe fez 3 a 0 e agora tem o mesmo número de vitórias de Japão e Estados Unidos; entenda

Fernando Cesarotti
Jornalista.
PUBLICIDADE

O Brasil se garantiu com duas rodadas de antecipação na fase final da Liga das Nações de Vôlei Feminino. Nesta quinta-feira, a equipe do técnico José Roberto Guimarães venceu a Coreia do Sul por 3 sets a 0, parciais de 25/17, 25/19 e 25/13, em sua segunda partida disputada em Sofia, na Bulgária, e chegou a oito vitórias em dez jogos disputados na competição até agora.

É o mesmo número de vitórias de Japão e Estados Unidos, que, no entanto, só fizeram nove partidas até agora e, portanto, têm uma vitória a menos. A fase de classificação acaba no domingo.

As japonesas, que estavam invictas e perderam para a Holanda nesta quarta-feira, por 3 a 2, até lá ainda enfrentam Turquia, Sérvia e Bélgica, enquanto as norte-americanas também enfrentam sérvias, turcas e depois a Alemanha.

PUBLICIDADE

Já o Brasil volta a jogar nesta sexta-feira, às 14h (de Brasília), contra a Bulgária, anfitriã desta etapa. A equipe só venceu três dos jogos disputados até agora e já não tem chance de se classificar para a fase final, na Turquia. O jogo terá transmissão do SporTV 2.

No jogo desta quinta, a facilidade do confronto permitiu a José Roberto Guimarães rodar bastante o time. “Foi o nosso décimo jogo e a performance de todo o time foi fundamental. Essas experiências são importantes para todas as jogadoras sentirem o nível internacional”, explicou o treinador.

Prova dessa variação é que a maior pontuadora do Brasil foi a ponteira Julia Bergmann, que normalmente costuma ser mais acionada para ajustar a defesa do que como opção de ataque. Desta vez, no entanto, marcou 16 pontos (11 de ataque e 5 de bloqueio). “Conseguimos colocar boa parte do time para jogar e ter essa experiência é muito importante para o grupo, foi uma vitória importante”, disse a jogadora.

PUBLICIDADE

A central Carol também destacou a força do grupo. “É bom contar com todo o grupo e tirar o nervosismo de quem ainda não tinha estreado. Estamos matematicamente classificadas para a fase final e esse é um passo importante. Temos mais dois jogos para terminar essa fase e vamos em busca de mais vitórias”, avisou.

Depois da Bulgária, o Brasil se despede da fase de classificação contra a Tailândia, no sábado, às 10h30 (de Brasília). A fase final será disputada de 13 a 17 de julho, na Turquia, e a equipe deve permanecer na Europa para evitar o desgaste da viagem.

José Roberto Guimarães, treinador do Brasil: “Classificação garantida o que era muito importante.. Agora a classificação já está garantida para a fase final, mas temos que nos preparar para os dois jogos restantes nessa etapa”.