Home Futebol Atlético-MG vence Emelec e avança na Libertadores com gol histórico de Hulk

Atlético-MG vence Emelec e avança na Libertadores com gol histórico de Hulk

Atlético-MG estava vendo a situação ficar tensa até que Hulk assumiu o protagonismo e marcou o gol da classificação contra o Emelec

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional
CONMEBOL LIBERTADORES – OITAVAS DE FINAL (VOLTA)
ATLÉTICO-MG 1-0
(2-1)
EMELEC

Em noite com mais de 50 mil torcedores no Mineirão, o Atlético-MG superou o Emelec-EQU por 1 a 0 com gol do artilheiro Hulk e avançou às quartas de final da Copa Libertadores com placar agregado de 2-1 no confronto.

PUBLICIDADE

A etapa inicial foi inteiramente dominada pelo Galo que ocupou o campo ofensivo e tentou buscar o gol desde o primeiro minuto. As principais chances foram criadas por Rubens e Hulk, artilheiro do Atlético na atual temporada.

O lado direito foi muito explorado e os primeiros 25 minutos empolgaram a torcida com muitas chances de enorme perigo, mas na reta final do primeiro tempo, o Galo acabou sofrendo uma queda de intensidade e não criou mais reais chances de gol.

PUBLICIDADE

Nas fases defensivas, a equipe de Turco Mohamed se posicionou no 4-4-2 e acabou lidando com um Emelec muito lento dentro de campo, mais preocupado em fazer o tempo passar e evitar maior perigo ofensivo.

A melhor ahance de gol veio aos 15′ depois que Vargas construiu pela direita e acionou Hulk dentro da área. O artilheiro dominou e bateu colocado de canhota, mas Ortíz fez uma excelente defesa.

Em outra grande oportunidade, Nacho cruzou pelo lado direito na segunda trave e Junior Alonso subiu mais que a marcação, parando em outra grande defesa de Pedro Ortiz, o goleiro que mais defendeu na Copa Libertadores.

A tônica do segundo tempo foi a mesma e logo aos 2′, Calebe recebeu pela direita e cotou para o meio batendo de canhota fora da área, mas a bola passou ao lado da trave esquerda.

PUBLICIDADE

Aos 1′, Calebe cruzou de canhota pelo lado direito e Rubens desviou de cabeça, passando ao lado do gol defendido por Ortíz com enorme perigo. Na sequência, Hulk recebeu na área pela esquerda e bateu de canhota, por cima do gol.

Percebendo uma nova queda de intensidade, Turco Mohamed mexeu no Atlético-MG e promoveu as entradas de Eduardo Sasha e Zaracho. Mas quem assustou na sequência foi o Emelec com Sebastián Rodríguez partindo para cima e batendo de fora da área, assustando o goleiro Everson que defendeu.

O VAR surgiu pela primeira vez no jogo aos 22′ para analisar um possível toque na mão dentro da área em um zagueiro do Emelec dentro da área, mas o penal não foi marcado e o jogo seguiu normalmente.

Tentando manter mais a posse, o Emelec adotou uma alteração ofensiva com a entrada de Cevallos no lugar de Pittón. Além disso, a equipe equatoriana adiantou as linhas e adotou marcação no bloco intermediário.

PUBLICIDADE

Os equatorianos chegaram a se impor por alguns momentos ao neutralizar as jogadas ofensivas do Galo e controlar a posse de bola. O Atlético-MG procurava por espaços no campo ofensivo e não conseguia encontrar soluções. Mas tudo ficou mais tranquilo a partir dos 32 minutos.

Em descida pela direita, Vargas cruzou na área e a bola resvalou no braço ampliado de Guevara dentro da área. O árbitro Jesus Valenzuela marcou pênalti. Hulk assumiu a responsabilidade e cobrou no canto direito com categoria, abrindo o placar para o Atlético-MG e assumindo a artilharia histórica do clube na Libertadores.

O Emelec tentou uma última investida com as entradas de Quiroga (atacante) e Leguizamón (zagueiro direito) e conseguiu assustar aos 39′ em bola cruzada na área, mas Everson foi inteligente e se antecipou aos atacantes equatorianos.

Nos acréscimos, o Emelec tentou as últimas investidas em levantamentos na área, mas não conseguiram ameaçar o Atlético-MG que garatiu sua vaga às quartas de final da Copa Libertadores.

PUBLICIDADE

 

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 1-0 EMELEC

Data: 05/07/2022, 19:15
Estádio: Mineirão
Árbitro: Jesus Valenzuela (VEN)
Assistentes: Jorge Urrego (VEN) e Tulio Moreno (VEN)
VAR: Julio Bascuñan (CHI)

Gols: 2T 33′ Hulk (CAM)

PUBLICIDADE

Atlético-MG (4-1-4-1): Everson; Mariano, Nathan Silva, Junior Alonso e Guilherme Arana; Otávio, Calebe (Eduardo Sasha) e Nacho Fernández (Réver); Vargas (Neto), Rubens (Zaracho) e Hulk

Emelec (4-4-2): Ortíz; Carabalí, Mejía, Guevara e Jackson Rodríguez (Gracía); Arroyo, Sebastian Rodríguez e Cevallos; Zapata (Quiroga), Pitton e Cabeza (Técnico: Ismael Rescalvo)