Batendo de frente com os gigantes da Europa, o Boca Juniors se tornou o time com mais sócios torcedores no mundo. O clube argentino anunciou que bateu 300 mil membros. Ultrapassando o segundo colocado, Bayern de Munique, com 290 mil. Segundo reportagem do jornal ‘Sport’, da Espanha, estes números estão, ainda, muito longe do que Barcelona e Real Madrid captaram até hoje.
Na sequência do time alemão, Benfica e Sporting, de Portugal têm 180 mil e 160 mil sócios torcedores, respectivamente. River Plate vem logo depois, com 159 mil, Borussia Dortmund e Schalke04 aparecem em 6º e 7º, com 154 e 150 mil, respectivamente. E o Barcelona vem em 8º no ranking mundial, com 147 mil membros do programa. Já o Real Madrid, longe desses números, figura em 9º, com ‘apenas’ 100 mil membros.
A batalha entre Barcelona e Real Madrid nos sócios torcedores tem sido vencida pelo time catalão. Isso porque uma nova política neste segmento vem sendo instalada pelo presidente Joan Laporta, que eliminou muitas das restrições e requisitos para poder ser um sócio do clube para, de fato, atrair novos sócios e, consequentemente, mais receita. E a tendência, de acordo com a reportagem do ‘Sport’, é que esse número cresça exponencialmente nos próximos anos.
Atualmente, tanto o Barcelona quanto o Real Madrid solicitam passaportes ou DNI (documento nacional de identidade) para se registrar. Além de um pagamento para poder se cadastrar no programa. A taxa no Barcelona é de 195 euros por ano para manter o sócio torcedor, para maiores de idade. Para menores de idade, a taxa varia entre 46 a 97 euros.
Já no Real Madrid, o pagamento é menor. Até os 11 anos de idade, o sócio não precisa pagar valor algum. Entre os 11 aos 14, paga-se apenas 47 euros e, a partir dos 16 anos, o preço sobe para 150 euros anuais, até atingir os 50 anos de idade, que volta a ser isento.
Quanto aos benefícios, o sócio torcedor de cada clube tem desconto em ingressos, direito a votar em eleições, além de participarem de sorteios, como no Brasil. Agora, a expectativa é que os times espanhóis consigam, também, se aproximar do Boca Juniors e, quem sabe, alcançar o topo do ranking.

