Home Futebol CAS mantém suspensão da federação e clubes russos na Fifa e Uefa

CAS mantém suspensão da federação e clubes russos na Fifa e Uefa

Tribunal rejeitou recursos para reverter penas contra clubes da Rússia e a seleção local por conta de guerra na Ucrânia

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

A Rússia não voltará a disputar competições de futebol por enquanto. Nesta semana, a Corte Arbitral do Esporte (CAS) decidiu negar os recursos da União Russa de Futebol e de clubes do país para anular as punições impostas por Fifa e Uefa por conta da guerra na Ucrânia.

PUBLICIDADE

Foi a segunda vez a qual a corte rejeitou pedidos russos para ser reintegrada nas competições. Em março, o CAS já havia indeferido um recurso da União Russa para que a sua seleção pudesse disputar a repescagem da Copa do Mundo, ato este que praticamente eliminou o time da disputa por vagas no Catar.

Agora, além da entidade que rege o futebol da Rússia, quatro times do país (FC Sochi, Zenit, Dinamo Moscou e CSKA Moscou) haviam também entrado no tribunal com recursos para reverter a punição da Uefa que os tirou das competições realizadas pela entidade por conta da guerra. Estes pedidos também foram recusados.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJSMWtBUHEyMyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

“Em todos estes casos, o painel do CAS determinou que a escalada do conflito entre Rússia e Ucrânia e as respostas do público e do governo em todo o mundo criaram circunstâncias imprevistas e sem precedentes as quais a Fifa e a Uefa tiveram que responder. Ao determinar que seleções e clubes russos não devam participar de competições sob sua égide enquanto tais circunstâncias persistirem, o painel considerou que ambas as partes agiram dentro do escopo do arbítrio concedido a elas sob seus respectivos estatutos e regulamentos”, diz o texto da decisão da corte.

Sendo assim, as próximas disputas das competições europeias seguirão sem ter os times russos por conta da suspensão e a seleção nacional também estará barrada de torneios e outros tipos de jogos enquanto perdurar a pena.