A reclamação do Flamengo sobre a medida tomada pela CBF de inverter o mando de campo de equipes da mesma cidade no sorteio da Copa do Brasil gerou uma medida a ser tomada pela entidade. Segundo publicação do jornalista Rodrigo Mattos, em sua coluna no UOL Esporte, a CBF fará uma revisão nas regras do sorteio da competição nacional, mas só a partir de 2023. Isso se dará por conta da reclamação do Flamengo.
A CBF reconheceu a falta de comunicação aos clubes para que a regra fosse deixada clara em meio ao chaveamento. No sorteio, Flamengo e Fluminense, que enfrentam Athletico Paranaense e Fortaleza, respectivamente, nas quartas da Copa do Brasil, decidiriam em casa. Porém, por conta de uma atitude tomada pela CBF há alguns anos, o segundo time da cidade a ser sorteado tem seu mando de campo invertido, ou seja, decide a vaga fora. No caso, foi o Flamengo.
A CBF não coloca a medida em regulamento, o que foi a principal reclamação do Rubro-Negro – que nas oitavas de final foi beneficiado pelo mesmo ato da entidade, quando o Fluminense teve o mando invertido. Portanto, a CBF, por meio do presidente Ednaldo Rodrigues – aliado de Rodolfo Landim -, vai tomar uma decisão nos próximos dias: ou será abolida a medida de inverter os mandos, ou então a medida será colocada em regulamento logo no início da competição.
Sorteio da Copa do Brasil 2022
O sorteio das quartas de final da Copa do Brasil 2022 separou as chaves para as semifinais do torneio.
De um lado estão os confrontos entre Atlético-GO x Corinthians e Fortaleza x Fluminense. Os vencedores se enfrentam em uma semifinal. Corinthians e Fluminense disputam os jogos da volta na Neo Química Arena e no Maracanã, respectivamente.
Do outro lado estão São Paulo x América-MG e Flamengo x Athletico Paranaense, onde os vencedores se enfrentam na outra semifinal. América-MG e Athletico Paranaense fazem os jogos da volta no Independência e na Arena da Baixada, respectivamente.

