Num jogo equilibrado e decidido por detalhes, o São Paulo venceu o América-MG por 1 a 0, na noite desta quinta-feira, no Morumbi, e saiu na frente na briga por uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil.
O jogo de volta das quartas de final será no dia 18 de agosto, às 21h, e o Tricolor paulista terá a chance de jogar pelo empate para se classificar. O América precisa vencer por um gol de diferença para levar a decisão aos pênaltis e por dois gols para se classificar diretamente para as semifinais.
Antes disso, o São Paulo faz os dois confrontos com o Ceará pelas quartas de final da Copa Sul-Americana, enquanto o América-MG tem apenas o Brasileirão Série A como compromisso: o próximo jogo é domingo, contra o Avaí, no Independência, em Belo Horizonte, enquanto o São Paulo visita o Athletico, na Arena da Baixada, em Curitiba.
Jogo equilibrado e mais capricho do São Paulo no ataque
O jogo no Morumbi foi bem equilibrado em todo o primeiro tempo. Impulsionado por mais de 50 mil torcedores no Morumbi, o São Paulo tentou ensaiar uma pressão inicial, mas o rápido time do América também ameaçava levar perigo.
As tentativas de jogadas dos dois lados, porém, eram marcadas por muita ansiedade e pouco capricho, com muitos passes errados e cruzamentos sem direção que levavam pouco perigo aos goleiros. O jovem Thiago Couto, substituto do contundido Jandrei, quase não foi ameaçado.
O gol do São Paulo saiu numa rara jogada em que a equipe conseguiu caprichar na troca de passes sem cometer erros. Igor Gomes tocou para Igor Vinicius na direita, a defesa do América só focou em Calleri e o lateral conseguiu achar Luciano praticamente livre para cabecear e marcar.
América-MG volta melhor, mas perde a chance do empate
Precisando do gol, o América-MG voltou melhor no segundo tempo, pressionando o São Paulo e tentando criar chances, enquanto o Tricolor se fechou para tentar vencer os contra-ataques.
O time mineiro teve sua melhor chance de empate aos 20 minutos: Miranda saiu jogando mal, Henrique Almeida recebeu passe e apareceu livre na área, quando levou uma trombada do goleiro Thiago Couto. Na cobrança do pênalti, Iago Maidana bateu fraco, no canto esquerdo baixo, e Thiago Couto defendeu.
Abalado psicologicamente pelo gol, o América perdeu pique na busca pelo empate. O São Paulo promoveu a entrada de seu principal reforço da atual janela, o meia argentino Galoppo, que entrou para segurar a bola e teve uma atuação animada: levou um cartão amarelo logo de cara, numa troca de empurrões no meio-campo, e depois quase fez um golaço, acertando um belo chute após cruzamento da esquerda que passou perto do gol.
No fim, a vitória acabou premiando o time que teve mais capricho e eficiência na frente do gol, e que agora joga em Belo Horizonte por um empate para chegar às semifinais da Copa do Brasil.
Ficha técnica: São Paulo 1 x 0 América-MG
Local – Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP).
Árbitro – Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO);
Cartões amarelos – Igor Gomes, Gabriel Neves, Thiago Couto, Galoppo e Talles (São Paulo); Henrique Almeida e Pedrinho (América-MG)
Gols – Luciano 34/1t.
São Paulo – Thiago Couto; Diego, Miranda e Léo; Igor Vinícius, Gabriel Neves (Talles), Igor Gomes (Pablo Maia), Rodrigo Nestor (Nikão) e Welington; Luciano (Galoppo) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni.
América-MG – Matheus Cavichioli; Conti (Lucas Kai), Éder e Iago Maidana. Patric (Caceres), Juninho, Matheusinho e Marlon (Danilo Avelar); Everaldo (Indio Ramirez), Henrique Almeida e Felipe Azevedo (Pedrinho). Técnico: Vagner Mancini.

