Em uma atuação história os uruguaios aplicaram uma impiedosa goleada nos europeus
Em 23 de julho de 1930 a FIFA promoveu um campeonato importante para que as seleções de diversos países se enfrentassem. Após a fase de grupos Uruguai acabou pegando Iugoslávia na semifinal para saber quem iria até a final do campeonato, em um jogo que aconteceu há 92 anos exatamente.
Copa do Mundo: Com 3 gols em cada tempo Uruguai atropela a Iugoslávia
Dali em diante parece que a energia dos europeus acabou sendo minada após este fato. Desta forma, os uruguaios souberam explorar muito bem este tempo e começaram a emplacar gols, sendo o primeiro por Pedro Cea aos 18 minutos de jogo, Peregrino Anselmo fez o 2 – 1 aos 20 e o terceiro chegaria aos 31.
No meio de reclamações dos iugoslavos os uruguaios não se intimidaram e continuaram botando o ataque para frente. Assim sendo, nos 16 minutos do segundo tempo chegaria Santos Iriarte para balançar novamente as redes e os últimos dois gols forma marcados por Pedro Cea que conseguiu um incrível hattrick com gols no 22 e 27 do segundo tempo. O primeiro em Copa do Mundo.
Final da copa de 1930
Por outro lado, a semifinal do lado oposto da chave chegaria em um confronto entre Argentina e Estados Unidos. Ademais, curiosamente o mesmo placar seria repetido (Argentina 6-1 Estados Unidos). O estádio Centenário foi palco da grande final no dia 30 de julho. Dessa forma, a decisão foi entre as duas seleções da América do Sul: Uruguai e Argentina.
No confronto da final da Copa do Mundo de 1930 o Uruguai levaria a melhor aplicando 4 – 2. Dessa forma, este foi um dos momentos mais gloriosos da seleção uruguaia levantando a taça em casa. Este título foi o primeiro concedido pela Fifa que apenas voltaria a se repetir em 1950 perante o Brasil em um duelo que muitos brasileiros preferem esquecer.
Vale a pena destacar que em junho de 2021 a Fifa concedeu mais dois títulos oficiais para a seleção de Uruguai. Dessa forma, tornando uma seleção tetracampeã Mundial. A saber o Uruguai foi campeão dos jogos Olímpicos de 1924 e 1928. E a Fifa reconheceu como campeonatos internacionais. Por fim, com este adendo agora Alemanha, Itália e Uruguai estão empatadas com quatro estrelas na camiseta e apenas Brasil reina como maior vencedor em se tratando de Copa do Mundo de seleções.

