Home Futebol Copa do Mundo: Onde foi disputada a edição de 2014?

Copa do Mundo: Onde foi disputada a edição de 2014?

Oito anos atrás o sonho do hexacampeonato do Brasil foi frustrado em pleno território nacional, com direito a histórica derrota para a Alemanha, pelo placar de 7 x 1

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Seguindo as matérias especiais do Torcedores.com referentes à Copa do Mundo, relembramos uma edição que muitos preferem esquecer. No ano de 2014, o Brasil foi sede da Copa do Mundo e Felipão, campeão com a seleção brasileira em 2002, tinha a chance de garantir mais um Mundial para sua história.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mas o título da edição acabou ficando com a Alemanha, que venceu a Argentina na final, com gol de Götze na prorrogação, evitando que Messi e companhia garantissem mais um Mundial para a história hermana.

O Brasil acabou ficando com o 4º lugar, frustrando as expectativas do povo brasileiro, que sonhava com a conquista do hexacampeonato em casa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Brasil com uma equipe forte

Fora do Mundial em 2010, Neymar chegou em 2014 com status de craque, sendo a referência e principal nome da seleção. Como não precisou disputar as Eliminatórias da Copa do Mundo, Felipão teve diversos amistosos para preparar a seleção brasileira, onde definiu os 23 jogadores que iriam representar o Brasil.

Fase de grupos equilibrada, mas sem sustos

País-sede, o Brasil ficou no Grupo A, tendo como adversários México, Croácia e Camarões. A vaga para as oitavas de final foi conquista com vitórias contra os croatas e Camarões e empate frente o México.

Problemas nas fases decisivas

Nas oitavas de final, o Brasil encarou a seleção do Chile e sofreu no confronto, empatando em 1 x 1 no tempo normal e garantindo sua vaga nas penalidades, pelo placar de 3 x 2.

PUBLICIDADE

Em seguida, um jogo complicado contra a Colômbia, e vitória apertada, pelo placar de 2 x 1.

PUBLICIDADE

Vexame do Brasil na semifinal

Depois do sufoco nas duas fases anteriores, a seleção brasileira teve como adversária a Alemanha. E o duelo marcou o fim do sonho do hexacampeonato, em uma partida marcada na história do futebol. Sem Neymar, lesionado nas quartas de final contra a Colômbia, o Brasil viu os alemães terem uma partida praticamente perfeita, vencendo o confronto pelo placar de 7 x 1.

Despedida melancólica da Copa do Mundo

Fora da final, o Brasil encarou a Holanda, pela disputa do terceiro lugar. Com algumas alterações, e ainda sem Neymar, a seleção treinada por Felipão fez outra péssima partida.

Com Robben inspirado, os holandeses venceram a partida pelo placar de 3 x 0, deixando os brasileiros na 4ª colocação da Copa do Mundo disputada em solo brasileiro.

Impacto na seleção do Brasil

A goleada sofrida para a Alemanha acabou impactando na análise de diversos jogadores. Uma verdadeira “caça às bruxas” acabou acontecendo, para eleger culpados.

PUBLICIDADE

Neymar, lesionado, acabou sendo poupado da maior parte das críticas. Mas diversos atletas que foram titulares na partida carregaram o “peso da eliminação”.

Dentre os principais nomes, podemos citar o goleiro Júlio César, o zagueiro David Luiz, o volante Luiz Gustavo e o atacante Fred.

Até mesmo Felipão, responsável pelo título em 2002, também foi muito pressionado.

Chance de “redenção” em 2022

Diversos jogadores que estiveram na Copa do Mundo em 2014 seguem em atividade, mas poucos terão a chance de disputar o Mundial no Catar.

PUBLICIDADE

Além de Neymar, apenas Daniel Alves e Thiago Silva deverão estar na lista final de Tite.

Better Collective