Cristiano Ronaldo é o “garoto propaganda” da turnê de pré-temporada do Manchester United, que começa nesta próxima sexta-feira, em Bangkok, onde os torcedores estão aguardando ansiosamente sua chegada. Porém, o jogador, que já faltou a dois treinos após a reapresentação da equipe, alegando ‘problemas familiares’, segue causando um certo desconforto ao time inglês.
O site do Manchester United apresenta Cristiano Ronaldo, ao lado de Sancho e Anthony Elanga, como os principais destaques para a pré-temporada da equipe, com os jogos na Tailândia, Austrália e Noruega. Quando o United visitou o Extremo Oriente, em 2007, disputando partidas no Japão, Malásia, Coréia e China, ‘CR7’ foi a principal atração e, principalmente, os patrocinadores conseguiram usar a imagem do atleta português para vender ainda mais ingressos.
Porém, durante a última semana o Manchester United tem se deparado com uma atitude curiosa: Cristiano Ronaldo quer deixar o clube. O jogador chegou a dar uma entrevista recente, durante suas férias, afirmando que seria interessante jogar com Erik ten Hag, novo técnico dos Red Devils, por seu estilo de jogo. Porém, a falta de agressividade do time inglês no mercado da bola mostrou ao CR7 que a disputa por troféus poderá passar, mais uma vez, longe do Old Trafford. E isso pode causar problemas ao time já na pré-temporada, onde os patrocinadores poderão solicitar parte do dinheiro investido de volta, já que a principal estrela do elenco não estará na ‘turnê’.
A viagem de pré-temporada do Manchester United tem previsão para durar duas semanas e meia e não se sabe se Cristiano Ronaldo vai embarcar com a equipe. Cotado no Chelsea, PSG, Manchester City e, até mesmo, no Real Madrid, o jogador deixou seu futuro em aberto com a não aparição nos últimos dias.
A notícia tem repercutido amplamente na imprensa inglesa, onde o jornal ‘The Sun’ afirmou que a atitude de Cristiano Ronaldo tem causado um ‘caos’ na pré-temporada da equipe – que nem começou – e que o atleta deixou o clube ‘no escuro’. Com isso, o Manchester United sabe que o português quer deixar a equipe, mas permanecem inflexíveis.
“Na minha opinião pessoal, existem alguns jogadores, incluindo Cristiano e Lionel Messi, é claro, eles decidem onde vão jogar”, afirmou Pep Guardiola, que chegou a entrar em contato com Cristiano Ronaldo durante as férias do craque. “Cristiano vai decidir onde quer jogar. Não será nem o Manchester City, nem eu mesmo.”
Um dos possíveis motivos levantados para a saída de Cristiano Ronaldo do Manchester United pode ser, além da falta de competitividade do elenco, que não contrata ou se renova, a ausência na Champions League. Para os jogadores do Old Trafford, isso geralmente significa uma perda de cerca de 25% de seus salários, devido à perda de receita para o clube. E isso prejudicaria Cristiano Ronaldo, por mais que receba, semanalmente, 350 mil euros.
Outra especulação é de que o agente do atleta, Jorge Mendes, teria aguardado até o momento para ‘sentir o mercado’ e entender quais seriam as possibilidades para aumentar a pressão. Vale lembrar que, na Juventus, durante a janela que deixou o time italiano, Allegri, claramente irritado, anunciou na véspera do jogo de abertura que Cristiano Ronaldo havia lhe dito que ficaria em Turim. O que, claramente, não aconteceu.
Agora, a próxima semana será o ponto ‘chave’ para a novela de Cristiano Ronaldo no Manchester United. Isso porque a resolução deve ocorrer antes mesmo da viagem de pré-temporada. Para que nenhum dos lados perca tempo e, nem mesmo, dinheiro com possíveis multas.

