Home Mercado da Bola Ex-lateral cotado para o lugar de Edu Dracena no Santos foi estagiário de Jorge Jesus no Benfica

Ex-lateral cotado para o lugar de Edu Dracena no Santos foi estagiário de Jorge Jesus no Benfica

Maior detentor de títulos no clube depois da Era Pelé, Léo está cotado para o cargo de gerente de futebol do Peixe

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Antes de mais nada, o Santos está em busca de um gerente de futebol. O presidente Andrés Rueda procura um ex-jogador com perfil vitorioso para ser o elo de ligação entre departamento de futebol e diretoria alvinegra.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que Léo, campeão da Copa Libertadores da América de 2011, pode voltar a Vila Belmiro. Ele é cotado para assumir o cargo de gerente de futebol deixado por Edu Dracena, que pediu demissão após a eliminação do Santos na Copa Sul-Americana.

O nome de Léo agrada a todas as correntes políticas do clube. Desde o ano passado, seu nome é cogitado para assumir alguma função no clube como integrante da comissão técnica permanente ou dirigente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

E com a saída de Edu Dracena, o cargo ficou disponível para o ex-camisa 3 alvinegro. Desde que pendurou as chuteiras, Léo se formou em educação física. Posteriormente, obteve a Licença PRO da CBF para atuar em qualquer um dos níveis do futebol brasileiro.

Logo após conseguir o certificado, ele fez estágio no Benfica, de Portugal, onde se tornou ídolo. Depois de concluir o período de estudos e troca de conhecimentos, o ex-lateral-esquerdo se tornou um dos observadores técnicos do clube na América do Sul.

Ainda segundo apurou a reportagem, Alexandre Gallo, ex-volante do Santos nos anos 90, também está cotado para o cargo. Ele acumula experiência na função trabalhando no Atlético-MG em 2018.

PUBLICIDADE

Uma curiosidade marca a carreira de Léo fora das quatro linhas. Afinal, ele foi estagiário na comissão técnica de Jorge Jesus no Benfica. Entre 2013 a 2015, ele foi auxiliar técnico e também ajudou na transição de alguns jogadores da base para o elenco profissional.

PUBLICIDADE

Léo é o maior detentor de títulos depois da Era Pelé

Revelado pelo Americano-RJ, Léo soma passagens por União São João e Palmeiras antes de ser contratado pelo Santos em 2000. Ele chegou ao clube indicado pelo técnico Carlos Alberto Silva para disputar posição com Rubens Cardoso.

Pelo Alvinegro, como jogador, Léo se consolidou com um dos jogadores mais vitoriosos da história recente do clube. Ao todo, o defensor levantou nove taças somando as duas passagens pela Vila Belmiro.

Em seu currículo, o lateral-esquerdo possui a Recopa Sul-Americana (2012), a Copa Libertadores da América (2011), o Campeonato Brasileiro (2002 e 2004), a Copa do Brasil (2010), o Campeonato Paulista (2010, 2011 e 2012) e a Copa Paulista (2004).

Em suas duas passagens pelo clube da Baixada Santista, o jogador representou o clube 455 vezes. E encerrou a carreira em abril de 2014, aos 38 anos. Além disso, se consolidou como o maior detentor de títulos no Santos depois da Era Pelé.

PUBLICIDADE

Leonardo Lourenço Bastos, o Léo, também tem voz ativa nos bastidores do clube. Entre 2018 e 2020, ele ocupou uma das cadeiras do Conselho Deliberativo do Santos. Na época, apoiou a chama de Modesto Roma Jr, então presidente, que perdeu a eleição para José Carlos Peres.

Todos os gols de Neymar pelo Santos na Libertadores de 2011. Veja o vídeo!

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJXcnZBcEZObiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Better Collective