O 12º Grande Prêmio de Fórmula 1 da temporada pode ser um dos mais disputados do ano. Enquanto a Red Bull de Max Verstappen e Sergio Pérez busca ampliar a liderança no campeonato, a Ferrari de Charles Leclerc e Carlos Sainz mira reduzir a diferença. Já a Mercedes de Lewis Hamilton e George Russell almeja encostar no pelotão de cima.
Um dos principais fatores para as equipes ficarem atentas no final de semana é o clima. Com previsão de forte calor em Le Castellet (cidade da disputa), as temperaturas podem chegar a 35°C. No domingo, no horário de início da corrida, a estimativa é de ao menos 30°C. Se comparada à de outras etapas, a pista deste GP já naturalmente desgasta mais os pneus por possuir curvas de raio maior. As altas temperaturas intensificarão essa deterioração.
Assim, será crucial uma estratégia bem planejada e bem executada na durante a corrida, principalmente por parte da Mercedes. Ao longo da temporada, a equipe se mostrou atrás de Ferrari e Red Bull no quesito aquecimento de pneus. Entretanto, com a intensa onda de calor prevista, isso não será um problema. O fato de seu carro gerar uma menor pressão aerodinâmica que os adversários citados o tornará mais leve nesta corrida.
Ao que tudo indica, quem souber lidar melhor com alta temperatura sairá vitorioso na França.
Hoje (22) se encerram os primeiros treinos livres do GP, enquanto amanhã (23) cedo haverá o último antes do treino classificatório. Com a ordem da larga definida, os pilotos disputam a prova no domingo (24), às 10h.
Classificação da Fórmula 1
No momento, o líder isolado do campeonato é Verstappen, com 208 pontos. Fecham o pódio Leclerc e Pérez com 170 e 151 pontos, respectivamente.
Vale lembrar que, independentemente do resultado do GP da França, Verstappen seguirá na primeira colocação da F1.

