Home Extra FIFA: Blatter e Platini são absolvidos em julgamento por corrupção

FIFA: Blatter e Platini são absolvidos em julgamento por corrupção

Julgamento na Suíça terminou com a absolvição dos ex-presidentes da FIFA e da UEFA

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Os ex-dirigentes Joseph Blatter e Michel Platini, que foram presidentes da FIFA e da UEFA, respectivamente, acabaram absolvidos das acusações de corrupção em julgamento que aconteceu na Suíça.

PUBLICIDADE

A ação se deu por uma atitude tomada por Blatter em 2011, que solicitou uma “consultoria” à Platini por 2 milhões de francos suíços. Segundo o Ministério Público do país, a acusação teve como foco uma transferência feita sem nenhuma base legal, o que poderia representar enriquecimento ilícito do francês as custas da FIFA.

Dinheiro devolvido a Platini

Com a absolvição dos dirigentes, os 2 milhões de francos suíços serão devolvidos a Platini. Os gestores também poderão retornar aos trabalhos no mundo do futebol. Vale lembrar, que Blatter e Platini foram afastados após os escândalos.

PUBLICIDADE

Em comunicado divulgado à imprensa, Platini prometeu buscar os verdadeiros culpados pela corrupção. Segundo o francês, estas pessoas não compareceram ao julgamento.

“Depois de sete anos de mentiras e manipulação, a verdade veio à tona neste julgamento. Há culpado que não compareceram a este julgamento”, garantiu o ex-jogador da Juventus e da seleção da França, que seguiu: “Nós vamos nos encontrar novamente, porque eu não vou desistir da busca pela verdade.”

Minha luta é uma luta contra a injustiça. Ganhei um primeiro jogo”, disse Platini.

Blatter teve um discurso mais sucinto e destacou a sua inocência.

PUBLICIDADE

Naturalmente ninguém é perfeito, mas no caso do meu trabalho, 44 anos trabalhando na FIFA, para mim é muito importante que este caso tenha sido resolvido no mais alto nível suíço.”