Após ser bloqueado por Fernandinho no meio-campo, Gabigol protagonizou um dos lances polêmicos de Flamengo x Athletico. Irritado, o camisa 9 tentou acertar um pontapé no volante, jogada que foi vista de perto pelo árbitro. Porém, Luiz Flávio de Oliveira decidiu aplicar apenas o cartão amarelo para o atacante, acreditando que não houve uma agressão no momento.
Na visão de Leonardo Gaciba, ex-chefe de arbitragem da CBF, a decisão foi correta. Analisando todo o contexto da situação, ele destacou que Fernandinho não foi apenas “vítima”, já que também foi punido com o amarelo. Além disso, o comentarista da ESPN interpretou a tentativa de pontapé do jogador do Flamengo como atitude hostil, sem ser passível de cartão vermelho.
“Eu acho que esse lance é mais fino, não é um lance tão grosseiro. O Fernandinho faz uma ação de bloquear o Gabigol fora da disputa da bola, que também é punido com cartão amarelo nessa jogada. Eu não vejo o Gabigol acertar um pontapé. Vejo ele pegar a canela, quase enganchando o pé na perna (do Fernandinho). Não é uma agressão, é uma atitude hostil. Eu, se fosse árbitro de vídeo, respeitaria a decisão de campo e não chamaria para revisão de cartão vermelho. É uma jogada que vai dividir opiniões. Alguns vão dizer que é vermelho e outros vão dizer que é amarelo. O tamanho da punição foi correta. Não se tira uma jogada de forma vazia, tem que se observar todo o cenário. Há um bloqueio, uma reação do Gabigol e eu não vejo como uma jogada de cartão vermelho e árbitro de vídeo“, disse Gaciba no SportsCenter.
Gabigol e Fernandinho tomaram amarelo por causa desse lance pic.twitter.com/qQSHUdF8Ll
— HTE Sports (@HTE__Sports) July 28, 2022
Resposta de Felipão ao Flamengo
Em coletiva, o treinador do Athletico se mostrou irritado com reclamações do Flamengo com a arbitragem, já que um possível pênalti em Léo Pereira foi ignorado. Sendo assim, Scolari destacou que, além de Gabigol, Arrascaeta merecia ter sido expulso no jogo.
“Eles (Flamengo) tão reclamando de alguma coisa? Foi vergonhoso, era para expulsar (Arrascaeta) 30 dias seguidos. Não só um. Não venha com choradeira, gritinhos de histeria.“, disparou.

