Home Torcedoras Futebol feminino: jogadora não passa em “exame de gênero” e está fora de torneio

Futebol feminino: jogadora não passa em “exame de gênero” e está fora de torneio

Polêmica surgiu na Copa Africana depois que uma jogada foi cortada por falhar em “exame de gênero”

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional

Uma situação inusitada está marcando o início da Copa Africana de Futebol Feminino. O presidente da AFZ, Andrew Kamanga, confirmou que a jogadora Barbra Banda está fora da competição por “razões médicas”.

PUBLICIDADE

De acordo com o representante da Associação de Futebol da Zâmbia, a atacante foi cortada por não ter passado em um “exame de gênero” exigido pela responsável da competição, a Confederação Africana de Futebol (CAF). O dirigente revelou os detalhes desta situação em uma entrevista para a BBC, afirmando que a atleta não passou pelos “critérios estabelecidos” da confederação responsável pela Copa Africana.

Ainda na entrevista, o presidente da AFZ criticou veemente a decisão pelo corte da atacante e disse que a CAF passou uma imagem de que a seleção da Zâmbia não teria feito “nada” para tentar proteger sua jogadora no elenco. A emissora inglesa tentou contato com a CAF e o diretor de comunicação, Lux September, enviou uma rápida resposta afirmando que a decisão de cortar Barbra foi do “comitê médico”.

PUBLICIDADE

Com esta polêmica, a seleção da Zâmbia entrou em campo e empatou sem gols contra Camarões na estreia do torneio continental, no último domingo (03). Nesta quarta-feira (06) será disputado o segundo jogo do grupo, em duelo contra a Tunísia.