Na noite de ontem (21), o Palmeiras derrotou o América-MG, por 1 a 0, fora de casa, pela penúltima rodada do 1º turno do Brasileirão Série A. Com a vitória, o Verdão chegou aos 36 pontos, abrindo 4 de vantagem para o segundo colocado. Faltando apenas uma rodada para terminar o turno, o time de Abel Ferreira não perde mais a liderança nesta primeira metade do campeonato.
O gol da vitória foi marcado por Gustavo Scarpa, que começou a partida no banco, mas entrou no segundo tempo para decidir o jogo.
Scarpa tem sido não só o destaque do Palmeiras, como do campeonato
O meia jogou 17 partidas até agora pelo Brasileirão desse ano, com 4 gols e 5 assistências. No quesito passe para gol, ele é o segundo no campeonato, atrás apenas de Arrascaeta, que tem 6 assistências. Mas Scarpa supera o meia flamenguista em participações em gols. Foram 9 (4 gols e 5 assistências), enquanto Arrasca tem 8 (2 gols e 6 assistências). No geral, o palestrino só tem menos participações em gols que Cano (12) e Calleri (10).
De acordo com o portal “SofaScore”, site especializado em estatística do futebol, Scarpa aparece como o melhor jogador do Brasileirão até agora, com 7,58 pontos. Depois dele vem Arrascaeta (7,53), Vina (7,43), Marcos Rocha (7,4) e Gustavo Gómez (7,32).
Scarpa também lidera o prêmio Bola de Prata, da ESPN, que elege os melhores jogadores do campeonato.
O meia palmeirense é o 2º jogador que mais finaliza em média por jogo. São 3,4 chutes por jogo, ficando atrás apenas de Hulk, que tem uma média de 3,6. Mas quando o assunto é passe decisivo, ou seja, passe que terminou em finalização, Scarpa lidera, com uma média de 3,6 passes decisivos por jogo. Atrás dele vem Vina, com 3,3 e Arrascaeta, com média de 2,6 por jogo.
O jogador vive os seus últimos jogos pelo Palmeiras. Ele já tem um acordo para jogar no Nottingham Forest, da Inglaterra, após o fim do ano.

