Home Futebol Internacional: Shakhtar alega saída ilegal de Vitão e pede volta do zagueiro

Internacional: Shakhtar alega saída ilegal de Vitão e pede volta do zagueiro

Clube ucraniano alega que saída de jogador aconteceu fora dos parâmetros estabelecidos pela Fifa para transferências do país

Fernando Cesarotti
Jornalista.

O zagueiro Vitão pode ser obrigado a deixar o Internacional e voltar ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. O clube europeu pede seu retorno, alegando que a negociação que o levou ao Colorado feriu os parâmetros estabelecidos pela Fifa para suspensão de contratos de jogadores que estavam na Rússia e na Ucrânia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Vitão foi contratado por empréstimo em abril deste ano, mas a diretoria do Shakhtar alega que não foi procurada formalmente pelo jogador para concretizar a transferência, que teria ocorrido de forma unilateral. O clube enviou um requerimento ao Inter e ao jogador para que ele viaje à Ucrânia e se reapresente imediatamente.

O Inter e o estafe do jogador alegam que seguiram uma recomendação da Fifa publicada em 21 de junho permitindo que suspensões de contrato feitas antes desse período possam ser estendidas até junho do ano que vem. O Shakhtar já entrou com ação no TAS (Tribunal Arbitral do Esporte), na Suíça, pedindo à Fifa uma indenização no valor de 50 milhões de euros pelos prejuízos financeiros causados ao clube por essa decisão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Vitão, que tem 22 anos e foi revelado na base do Palmeiras, já fez 17 partidas pelo Inter, com 1 gol marcado. A princípio, o clube não se posicionou para dizer se o técnico Mano Menezes poderá escalar o jogador na partida deste domingo, contra o Atlético-MG, no Beira-Rio, pela 20ª rodada do Brasileirão.

O Inter é o sétimo colocado, com 30 pontos, nove a menos que o líder Palmeiras. Na quarta-feira, o clube inicia o duelo com o Melgar, do Peru, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana.

Better Collective