Home Futebol Quartas de final da Libertadores sem Boca Juniors ou River Plate não acontece desde 2014

Quartas de final da Libertadores sem Boca Juniors ou River Plate não acontece desde 2014

Eliminados nas oitavas de final, rivais argentinos ficarão longe mais uma vez da conquista da Libertadores

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

Boca Juniors e River Plate estão fora da Libertadores. Os dois times foram eliminados na fase de oitavas de final por, respectivamente, Corinthians e Vélez Sarsfield, e não terão mais a chance de brigar por mais uma taça da principal competição de clubes da América do Sul.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A relevância do fato também se dará por conta da forte presença dos dois times nas fases decisivas da competição nos últimos anos. A mais recente vez em que as quartas de final da competição não tiveram Millonarios ou Xeneizes aconteceu há oito anos atrás, em 2014. E ainda há mais relevância porque foi a última vez em que nenhum dos dois maiores clubes da Argentina jogou a Libertadores.

Naquele ano de 2014, Vélez Sarsfield, Newell’s Old Boys, San Lorenzo (campeão daquele torneio), Arsenal de Sarandí e Lanús jogaram a competição. River e Boca jogariam a Sul-Americana naquele ano, vencida pelos Millonarios e que justamente teve o Superclásico na semifinal, vencida pela equipe de Núñez.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Desde então, as quartas de final da Libertadores tiveram um dos dois times ou ambos as disputando. Mas apenas o River Plate conseguiu levantar a taça, em 2015 e 2019, na polêmica final contra o próprio Boca. Em 2021, apenas o River Plate avançou para as quartas de final, parando diante do Atlético-MG, que havia eliminado o Boca nas oitavas.

O último ano em que a competição teve os dois rivais argentinos avançando das oitavas foi 2020. O campeonato, paralisado por causa da pandemia da Covid-19, depois retomado para ser encerrado no ano seguinte, viu os rivais de Buenos Aires caírem nas semifinais para dois brasileiros, com os Xeneizes parando no Santos e os Millonarios eliminados pelo Palmeiras.

Neste período, apenas uma vez o Boca Juniors avançou ‘sozinho’ para as quartas de final, isto acontecendo em 2016. O time, no entanto, seria eliminado nas semifinais para o surpreendente Independiente Del Valle.

PUBLICIDADE

Apesar de não ter Boca e River, os argentinos tem presença garantida nas quartas de final com Talleres e Vélez, que fazem um dos confrontos. E podem ganhar a presença do Estudiantes, que enfrenta nesta quinta-feira (7) o Fortaleza.

PUBLICIDADE
Better Collective