Home Mercado da Bola Mercado da Bola: Clubes europeus têm menor interesse em jogadores do Brasileirão; saiba o motivo

Mercado da Bola: Clubes europeus têm menor interesse em jogadores do Brasileirão; saiba o motivo

Atletas do futebol brasileiro até tem ido ao futebol europeu, mas a maioria antes de explodirem por aqui

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

O Brasileirão tem perdido cada vez menos jogadores para o futebol europeu, especialmente quando o assunto são suas estrelas. Isso porque, segundo publicou o jornalista Rodrigo Mattos, em sua coluna do UOL Esporte, houve uma mudança na política de contratações dos clubes europeus nos últimos anos, o que reduziu a saída das estrelas da Série A do Campeonato Brasileiro.

PUBLICIDADE

O interesse das equipes europeias, atualmente, é por jogadores jovens que terminarão suas formações no Velho Continente, e não mais por jogadores “prontos” do futebol sul-americano. O mercado, então, já tem apresentado mudanças nas janelas de transferências recentes.

Na atual janela, deixaram clubes brasileiros jogadores como Savinho, do Atlético-MG para o Grupo City, Luiz Henrique, do Fluminense ao Bétis, e de João Victor, do Corinthians ao Benfica. A idade máxima desses atletas é 23 anos.

PUBLICIDADE

Mattos, em sua coluna, lista ainda que além dos clubes europeus buscarem jogadores mais jovens, outros dois motivos são apresentados. O primeiro é que os jogadores brasileiros têm perdido valor de mercado nos anos recentes, com os franceses ultrapassando os valores monetários. Por último, as equipes brasileiros têm colocado cláusulas de revenda para obterem lucro em negociações futuras, o que não interessa a vários clubes europeus.

Negociações internas recentes na Europa também são de jogadores com idade reduzida

Ainda segundo a publicação, um exemplo chama a atenção. Não é somente em relação a jogadores sul-americanos que o mercado europeu tem ‘repelido’ atletas mais velhos. Isso porque, das dez maiores negociações de 2021, por exemplo, sete foram de jogadores com 23 anos ou menos. Apenas três jogadores tinham acima da idade, que foram o atacante belga Romelu Lukaku, o zagueiro francês Raphael Varane, e o lateral e zagueiro senegalês Abdou Diallo.