Home Automobilismo MP recebe denúncia contra Nelson Piquet por fala racista contra Lewis Hamilton

MP recebe denúncia contra Nelson Piquet por fala racista contra Lewis Hamilton

Entidade confirmou ter recebido queixas feitas por deputadas e por entidades de defesa dos direitos humanos após entrevista voltar a circular nas redes sociais

Fernando Cesarotti
Jornalista.

O Ministério Público do Distrito Federal confirmou ter recebido uma denúncia contra o tricampeão mundial de Fórmula 1 Nelson Piquet por falas consideradas racistas e homofóbicas contra o heptacampeão mundial Lewis Hamilton.

PUBLICIDADE

De acordo com a Folha de S.Paulo e o ge.globo, Piquet foi alvo de denúncia e de ações públicas por danos morais cuja indenização solicitada é de R$ 10 milhões. As informações foram confirmadas pelo Núcleo de Enfrentamento à Discriminação do MP da capital federal.

Uma das denúncias foi feita por deputadas federais. Outras ações foram protocoladas por entidades de defesa aos direitos da população negra e da comunidade LGBTQIA+, como a Aliança Nacional LGBTI, o Centro Santo Dias de Direitos Humanos, a Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas (Abrafh) e a EducAfro.

PUBLICIDADE

Entenda o caso

A entrevista foi dada no fim de 2021, mas o caso só ganhou publicidade nas últimas semanas quando voltou a circular nas redes sociais um trecho da conversa em que Piquet se refere a Hamilton como “neguinho” em pelo menos duas vezes.

A fala foi feita quando ele comentou a batida do britânico com Max Verstappen, da Red Bull, no GP da Inglaterra do ano passado. O holandês, campeão da Fórmula 1 no ano passado, é namorado de Kelly, filha de Piquet.

Em outro trecho, Nelson Piquet ofende o ex-piloto finlandês Keke Rosberg, campeão da Fórmula 1 em 1982, chamando-o de “um b***”, e diz que seu filho, Nico Rosberg, só conquistou o título contra Hamilton em 2016 porque “o neguinho estava dando o c***”.

PUBLICIDADE

A fala foi alvo de repúdio da Fórmula 1, da Federação Internacional do Automobilismo (FIA) e da maioria das equipes da categoria, especialmente a Mercedes, que Hamilton defende desde 2013.

Pelo código penal brasileiro, Pìquet poderia responder pelo crime de injúria racial, quando uma pessoa ofende o senso de decoro de outra. O ex-piloto se defendeu, dizendo que pedia desculpas a quem se sentiu ofendido, inclusive a Hamilton, mas disse que o termo utilizado era uma “expressão coloquial”.

Recém-nomeado cidadão honorário do Brasil, Hamilton fez postagens em português em sua conta no Twitter, pedindo mudanças de mentalidade e cobrando ações efetivas contra o preconceito no esporte.