Uma pesquisa realizada pelo ge, que envolveu mais de 100 treinadores, elegeu Telê Santana como o melhor técnico da história do futebol brasileiro. Ao todo foram 103 votos de profissionais aposentados e também em atividade.
Além de Telê, o pódio é completado por Zagallo e Felipão. A diferença entre o primeiro e o segundo foi bastante apertada: apenas 12 pontos. Enquanto isso, para Felipão, Telê sobrou com mais de 100 pontos de vantagem.
O ge realizou a pesquisa com critério livre e pediu aos 103 treinadores consultados que escolhessem os três maiores técnicos da história do futebol brasileiro. Os estrangeiros Jesualdo Ferreira e Reinaldo Rueda participaram. Leão e Dunga, porém, não votaram.
A pontuação foi feita da seguinte forma: Técnico votado em primeiro ganharia três pontos, em segundo dois pontos e em terceiro apenas um ponto. Ao todo, 40 treinadores receberam votos. Tite, atual comandante da seleção brasileira, apareceu no top-10.
Referência mundial, Telê Santana se destacou no comando do São Paulo, onde foi bicampeão da Libertadores e do Mundial. Também conquistou um Brasileirão, em 1991. Esteve a frente da histórica seleção de 1982 e também em 1986.
Telê encabeçou o ranking com 158 pontos somados. Na segunda colocação está Zagallo com 146 pontos. Felipão, atualmente no Athletico, fecha o pódio com 53 pontos.
CONFIRA O RANKING DOS MELHORES TÉCNICOS DA HISTÓRIA DO FUTEBOL BRASILEIRO:
- Telê Santana
- Zagallo
- Felipão
- Vanderlei Luxemburgo
- Parreira
- Ênio Andrade
- Tite
- Rubens Minelli
- Abel Braga
- Claudio Coutinho
- Oswaldo Brandão
- Vicente Feola
- Flávio Costa
- Muricy Ramalho
- Filpo Núñez
- Cuca
- Paulo Autuori
- Fleitas Solich
- Evaristo de Macedo
- Dori Kruschner
- Tim
- Lula
- Antônio Lopes
- Geraldo DAmasceno
- Béla Guttmann
- Emerson Leão
- Valdir Espinoza
- Edinho Nazaré
- Carlos Castilho
- Ondino Viera
- Sebastião Lazaroni
- Levir Culpi
- Mano Menezes
- Helenio Herrera
- Dorival Júnior
- Otacílio Gonçalves
- Cilinho
- Jorge Jesus
- Joel Santana
- Carlinhos

