Home Futebol Quem é Christophe Galtier, novo técnico do PSG?

Quem é Christophe Galtier, novo técnico do PSG?

Clube francês aposta em solução nacional para comandar o estrelado elenco que com Messi, Neymar e Mbappé

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

O PSG terá como seu novo técnico o ex-zagueiro Christophe Galtier, nome pouco conhecido do futebol internacional, mas famoso no futebol francês por sua carreira dentro e fora de campo. É a grande aposta da diretoria para acalmar os egos das estrelas do plantel e para montar um time competitivo para toda a temporada europeia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mas afinal, quem é Christophe Galtier, novo técnico do PSG?

Galtier fez longa carreira como jogador no futebol francês. Zagueiro de origem, apareceu para o futebol como uma grande promessa do Olympique de Marselha nos anos 1980, chegando ao time principal em 1985. Foi pelo clube, na temporada 1986/87, que levantou o principal título de sua carreira como atleta, quando conquistou a Copa da França. Na temporada seguinte, porém, Galtier se transferiu do Olympique para o Nice.

Em 1988, disputou a Eurocopa sub-21 pela seleção francesa, tendo ali seu único torneio com a seleção nacional. Desde então, se tornou nome conhecido no futebol francês, mas sem grande destaque técnico. Foram três anos de Lille até sair em 1990 para o Tolouse. Pelo clube foram mais três anos, até ir ao Angers em 1993. Passou um ano no clube, depois um ano no Nîmes, e em 1995 retornou ao Olympique de Marselha. Foram duas temporadas pelo clube que o revelou antes de ter suas duas únicas aventuras fora da França, no Monza, na temporada 1997/98, e no chinês Liaoning Fushun, em 1999, onde encerrou sua carreira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Galtier, então retornou à França, onde começou sua luta para se tornar treinador de futebol. Foi no Olympique de Marselha que se tornou auxiliar-técnico por dois anos, saindo em 2001. Na mesma função, passou por Aris, da Grécia, voltou à França no Bastia, foi ao Al Ain, dos Emirados Árabes, e então retornou à França onde esteve no Sochaux e no Lyon antes de chegar ao Saint-Étienne, em 2008. Foi no clube que galgou espaço até assumir, pela primeira vez, um time principal em 2009. Pelo clube, se mostrou um treinador sólido defensivamente e passou a evoluir com o decorrer das temporadas. Em 2012/13, levou o clube a um título que não vinha há algum tempo, o da Copa da Liga Francesa. Em abril de 2013, com gol do brasileiro Brandão, venceu o Rennes por 1 a 0 e conquistou seu primeiro título da carreira.

Ele seguiu no tradicional clube francês até 2017, quando saiu do clube. Ele logo recebeu uma proposta para comandar o Lille e fechou com o clube na metade da temporada. Salvou o time do rebaixamento nos jogos finais da Ligue 1 e se manteve no cargo. Na temporada seguinte, foi vice-campeão francês, atrás apenas do PSG. Após levar o time à Champions League, foi o quarto colocado na temporada seguinte, se mantendo no cargo. Até que em 2020/21 teve sua principal temporada no clube, quando desbancou o PSG e foi campeão francês.

Porém, surpreendendo a muitos, Galtier deixou o clube após conquistar o título e aceitou a proposta para comandar o Nice. Pelo clube, na temporada passada, ficou em quinto na Ligue 1, levando a equipe à Conference League. Foi seu último trabalho antes de assumir o PSG. Aos 55 anos, assume o clube com maior poder aquisitivo no futebol francês, mas com a missão muito maior do que levar o time aos costumeiros títulos nacionais: precisa levantar a Champions League.

PUBLICIDADE
Better Collective