Titular absoluto com Vítor Pereira, Willian é cobrado pela falta de gols e assistências em seu retorno ao Corinthians. Em 2022 ele fez 35 partidas, com um gol marcado e quatro assistências para seus companheiros. Esse fato motiva críticas por parte da Fiel em relação ao jogador, que acredita que ele deveria estar contribuindo mais ofensivamente falando.
Mas o desempenho do jogador realmente está abaixo? O Torcedores.com fez um levantamento de números de Willian no Brasileirão Série A, além de trazer detalhes de sua importância em campo para seus companheiros.
Assistência a gol de Willian
O camisa 10 tem duas assistências certas no Brasileirão Série A. Porém, conforme dados do site FootStats, o desempenho poderia ser muito melhor.
Isso porque o jogador tem 11 assistências erradas, ou seja, se os demais jogadores do Corinthians tivessem um aproveitamento melhor nas finalizações, Willian teria um número muito maior de contribuições diretas a gol. O lance abaixo (2m56) no duelo contra o Botafogo é um exemplo disso:
Destaques nos dribles
Willian é o segundo jogador que mais dribla no Campeonato Brasileiro, considerando as 20 equipes que disputam a competição, atrás apenas de Igor Paixão do Coritiba. Além disso, ele tem um percentual de 90.63% de acerto nos dribles, ou seja, dificilmente ele erra um lance na competição, principalmente quando está no 1 x 1 contra um adversário,
Finalizações a gol
Outro ponto que é citado é de que Willian finaliza muito. Mas ele é o 3º jogador do Corinthians que mais chuta a gol, atrás apenas de Róger Guedes e Gustavo Mantuan, que não está mais na equipe.
Importância no momento “sem bola” do Corinthians
Por conta da sua bagagem no futebol europeu e seleção brasileira, Willian é muito importante na recomposição defensiva e marcação.
Ele é o 8º jogador do elenco que mais desarma, com 16 lances em 14 jogos, superando atletas defensivos como Willian, Gil e Raul Gustavo. Além disso ele tem não tem um desarme errado sequer no Brasileirão.
Já em interceptações de bola, ele é o 5º do Timão, atrás apenas de Cantillo, Raul Gustavo e Gil.
Preocupação para a defesa rival
Como se diz no mundo do futebol, Willian “abre o campo” para seus companheiros de equipe. A marcação muitas vezes precisa dobrar ou até triplicar para tentar desarmar o jogador ou parar o camisa 10 com falta.
Contra o Botafogo foi possível ver isso em alguns lances, como aparece a partir de 1min12 e 1min41.
Impacto da condição física de Willian
Desde que voltou ao Corinthians, o camisa 10 teve problemas físicos que impactaram no seu desempenho físico. Em 2021 ele atuou em 9 dos 20 jogos que o clube disputou no Brasileirão Série A com ele no elenco.
Já em 2022 o número de jogos aumentou, mas novamente com lesões e com o atleta atuando no sacrifício em algumas partidas.

