Home Futebol Palmeiras: Abel Ferreira já venceu o mesmo número de mata-matas que o Corinthians na Libertadores

Palmeiras: Abel Ferreira já venceu o mesmo número de mata-matas que o Corinthians na Libertadores

Técnico Abel Ferreira vem fazendo história comandando o Palmeiras

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

O Palmeiras vem fazendo história com Abel Ferreira e o Abel Ferreira vem fazendo história com o Palmeiras. Abel Ferreira e Palmeiras é um casamento que já rendeu duas Libertadores, uma Copa do Brasil, um Paulistão, uma Recopa e algumas marcas históricas para o treinador e para o clube.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Depois de eliminar o Atlético-MG na Libertadores e avançar para mais uma semifinal da competição continental, o técnico Abel Ferreira atingiu uma marca curiosa.

O treinador, com essa classificação, já venceu o mesmo número de mata-matas que o Corinthians em toda a história da Libertadores. O treinador chegou a 10ª classificação, em duas edições e meia, praticamente. O Corinthians, conseguiu 10 classificações em sua história, em 16 edições disputadas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O técnico português supera o Corinthians em outras duas marcas importantes: essa foi a terceira semifinal do treinador. O Corinthians, em toda a sua história, disputou apenas duas vezes essa fase. Outro fato é que Abel Ferreira já venceu mais Libertadores que o rival. O Timão tem apenas uma conquista, enquanto o treinador já venceu duas.

Abel Ferreira chegou no Palmeiras em novembro de 2020 e em pouco mais de um ano, se tornou o primeiro técnico da história a ganhar pelo menos um título de campeonato estadual, um de campeonato nacional e um de campeonato internacional pelo Verdão. Ao todo, o português chegou a nove finais com o clube, atrás apenas de Felipão, que soma dez decisões.

Todos os mata-matas vencidos por Abel Ferreira na Libertadores:

PUBLICIDADE

2020: Delfín (oitavas)
2020: Libertad (quartas)
2020: River Plate (semifinal)
2020: Santos (final)
2021: U.Católica (oitavas)
2021: São Paulo (quartas)
2021: Atlético-MG (semifinal)
2021: Flamengo (final)
2022: Cerro Porteño (oitavas)
2022: Atlético-MG (quartas)

PUBLICIDADE

Todos os mata-matas vencidos pelo Corinthians na Libertadores:

1996: Espoli (oitavas)
1999: Jorge Wilstermann (oitavas)
2000: Rosario Central (oitavas)
2000: Atlético-MG (quartas)
2012: Emelec (oitavas)
2012: Vasco (quartas)
2012: Santos (semifinal)
2012: Boca Juniors (final)
2015: Once Caldas (fase preliminar)
2022: Boca Juniors (oitavas)

Abel terá que superar Felipão

Para emplacar a 11ª classificação no torneio continental, Abel Ferreira terá que vencer o Athletico-PR, que é comandado por Felipão, outro técnico histórico no Verdão. Felipão venceu a primeira Libertadores do Palmeiras, além de ganhar outros títulos, como Copa do Brasil e Brasileirão, título que Abel ainda não tem.

Mas, certamente teremos ou Felipão, ou Abel Ferreira em mais uma final de Libertadores.

PUBLICIDADE

A primeira partida, na Arena da Baixada, será na terça, dia 30 de agosto. O jogo de volta, no Allianz Parque, está marcado para o dia 6 de setembro. Ambas as partidas serão as 21h30.

Better Collective